Início Notícias Ambiente Incêndio de grandes proporções é registrado próximo ao bairro Alto de Pinheiros...

Incêndio de grandes proporções é registrado próximo ao bairro Alto de Pinheiros nesta sexta-feira (9)

Um incêndio de grandes proporções por volta do meio dia desta sexta-feira (9) numa mata nativa, entre a rua Marco Ferramola, no Alto de Pinheiros e a rua Cedro, no Parque das Árvores, em Paulínia, mobilizou equipes da Defesa Civil Municipal.

 A queimada se alastrou rapidamente e causou um grande volume de fumaça. A brigada da Defesa Civil agiu rapidamente e conteve o fogo com abafadores, pois o local é de difícil acesso para viaturas e caminhão pipa.

O fogo pode causar inúmeros danos, como problemas respiratórios, a morte de animais silvestres e o empobrecimento do solo para o cultivo. As ações humanas são essenciais para esses trágicos resultados, mas também para evitá-los.

Prevenção

Para evitar os incêndios, não descarte cigarros em locais inapropriados, “principalmente em rodovias e especialmente próximos a vegetações”.

Como o tempo seco e o vento facilitam que fagulhas se espalhem, é preciso evitar acender fogueiras e soltar fogos de artifício em áreas de mata.

Outra medida importante para prevenir o fogo em vegetações é não incendiar lixo nem promover queimadas, que são um crime ambiental e podem resultar em multa ou até mesmo prisão.

Telefones para denunciar queimadas:
Defesa Civil: 199 ou 3874-1516
Guarda Municipal: 153 e 3874-3646
Bombeiros: 193
Polícia: 190