Início Destaques Judoca de Paulínia garante vaga para o Campeonato Sul Brasileiro de judô...

Judoca de Paulínia garante vaga para o Campeonato Sul Brasileiro de judô em Curitiba

Mestre Sensei Mercival e Emanuelle “Manu” Camilo | Foto: Divulgação

Depois de conquistar o bronze na Copa São Paulo, a atleta Emanuelle “Manu” Camilo, de 15 anos, garantiu classificação para o Campeonato Sul Brasileiro de Judô, que será realizado nos dias 9 e 10 de abril, em Curitiba (PR). Manu Camilo é a única judoca feminina de Paulínia classificada para o Sul Brasileiro.

O Team Mercival Paulínia conquistou 25 medalhas na história da Copa São Paulo de Judô, em São Bernardo do Campo. A 10ª Copa de Judô foi organizada pela Federação Paulista de Judô (FPJudô), de 18 a 20 de março, no Ginásio Poliesportivo Municipal Adib Moysés Dib. No total, 1.400 atletas foram inscritos para participar do torneio.

Os judocas que disputaram a Copa pelo Team Mercival Paulínia, no domingo (20), foram Alexsandro Santos sub18, -70k e Emanuelle Camilo na sub15 + 70k. Manu conquistou o bronze e Santos, que fez sua primeira participação na elite, foi derrotado, após um gold score (ponto de ouro), que é quando a luta entra na prorrogação, que no Judô, só acaba quando um dos lutadores atinge a pontuação.

Judocas da classe aspirante assistem a cerimônia de abertura da Copa São Paulo 2022 | Foto: Federação Paulista de Judô (FPJudô)

Emanuelle Camilo, ficou com o Bronze, onde só foi superada pela judoca Olivia, da seleção, que defende o Minas Tênis. Manu Camilo, ficou no grupo mais forte, de onde saíram, a campeã e as duas terceiras colocadas, Manu e a Duda de Mogi das Cruzes, que dividiram o Terceiro lugar, Duda foi a primeira, a ser vencida por Manu, no dia.

Já Eduardo Santos, estreante na faixa etária, que dá acesso à seleção principal, vagas olímpicas e demais competições de nível mundial. Passou pela, primeira disputa, com facilidade, onde já deixou 32, oponentes, venceu a segunda luta, com duas técnicas, que poderia, já na primeira, ter atingido a pontuação final, que ocorreu na segunda técnica, onde ele chegou a finalizar, no solo, mas os árbitros, já haviam sinalizado a técnica como ippon (técnica perfeita, como finalização em solo), chegando entre os 16, na sua terceira luta, acabou sendo derrotado, em uma decisão dividida entre os árbitros, tecnicamente a melhor participação, do Eduardo, mesmo quando foi campeão, no Sul Brasileiro, não havia tido uma performance de nível, como essa.

Cerca de 1400 judocas competiram no primeiro fim de semana da Copa São Paulo 2022 | Foto: Federação Paulista de Judô (FPJudô)

O Bronze da Emanuelle Camilo, foi a 25ª medalha do Team Mercival, nestes 10 anos de Copa São Paulo, totalizando, 8 ouros, 6 pratas e 11 bronzes, e na marca pessoal, foi a 3 medalha da Manu na Copa São Paulo, sem dúvida a mais disputada, perante ao nível técnico, pois foi a primeira participação em uma classe de nível mundial, a postura técnica da Manu, foi como de meninas experientes, foram três lutas decididas em Gold score, devido ao equilíbrio técnico, inclusive a luta contra a Olivia, decidida no gold score, que foi uma das mais longas do dia, e menos de 10 minutos depois Manu já estava novamente em combate, na sua luta mais rápida do dia, menos de 3 minutos foram necessários para superar a judoca de Santo André, e garantir o Bronze.

Já na opinião do Mestre Sensei Mercival, técnico da equipe paulinense, “é nítida, a evolução, dos nossos judocas, mesmo com a pandemia, que enfrentamos, para uns não foi produtiva, para outros sim, tanto para Manu quanto, para o Eduardo, é o amadurecimento psicológico, para enfrentar essa disputas, que podem chegar a 7 lutas ou mas em um único dia, já que nas classes etárias, anteriores, grandes desafios, era quando fazia 4 lutas, em um evento, e com adversários, que não possuíam um nível tão alto e equilibrado entre tantos em um único evento, o que vimos nesta Copa”, disse o Sensei.

COMPARTILHAR