Início Notícias Cidades Juiz mantém Du Cazellato no cargo de prefeito interino em Paulínia

Juiz mantém Du Cazellato no cargo de prefeito interino em Paulínia

Du Cazellato (PSDB) toma posse no dia 7 de novembro e no dia 8, assume o cargo de prefeito à frente da Prefeitura de Paulínia

Juiz indeferiu pedido de antecipação do vereador e atual presidente do Legislativo Paulinense, Antonio Miguel Ferrari, o Loira (DC)

O ex-presidente da Câmara dos Vereadores, Du Cazellato (PSDB) pode continuar no cargo de prefeito interino mesmo depois do fim do seu mandato até que sejam feitas novas eleições. Assim entendeu o juiz Bruno Luiz Cassiolato ao manter na tarde desta quarta-feira, dia 9 de janeiro, Cazellato no cargo. A decisão suspende todos os atos do recém-empossado presidente da Câmara, Antônio Miguel Ferrari, o Loira (DC).

De acordo com o processo, o ex-presidente da Câmara de Vereadores Du Cazellato foi empossado como prefeito interino por uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), ainda pendente de trânsito em julgado. A determinação aconteceu após o prefeito e vice Dixon Carvalho (PP) e Sandro Caprino (PRB), respectivamente, terem os mandatos cassados por abuso de poder econômico, devido a divergências na declaração de valores gastos durante a campanha eleitoral de 2016.

Loira ingressou com mandado de segurança com pedido liminar contra ato de, Du Cazellato que, ao assumir a presidência da Câmara, também tomaria posse como prefeito do município. Segundo o juiz, no entanto, a decisão do TRE “foi expressa em afirmar que a posse do Presidente da Câmara se daria até a realização da nova eleição antecipada, que deverá ocorrer brevemente”, afirma.

Para o magistrado, admitir que quando alterado o presidente da Câmara Municipal também deve mudar o chefe do poder executivo municipal, “seria proporcionar muita insegurança em municípios que já estão sob um estado de exceção, após a cassação de um prefeito por cometimento de atos ilícitos”, diz.

A justiça eleitoral determina que seja mantida a posse da antiga presidência da Câmara de Vereadores até a realização de novas eleições, independente se o mandato de presidente já tiver acabado. A medida, dizem, evita alternâncias no cargo, como forma de não incorrer em insegurança jurídica e garantir a continuidade nos serviços públicos.

“Indefiro ao pedido de antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional e razão da natureza dúplice da ação, e determino que se abstenha de praticar atos administrativo de qualquer natureza, na qualidade de prefeito e de impedir, obstar e dificultar o exercício de Du Cazellato, sob pena de ter sua conduta apurada nas esferas cível, administrativa e criminal, sob os temos da legislação que trata dos casos de improbidade administrativa, que poderão ser averiguados pelo Ministério Público”, apontou o juiz em sua decisão.

O que diz Du Cazellato
O prefeito Du Cazellato, empossado pela Justiça em 7 de novembro de 2018, recebeu com serenidade a decisão proferida hoje pela Justiça Comum. Cazellato cumpriu sua agenda normalmente, está muito tranquilo e promete redobrar o trabalho à frente do Executivo. O prefeito pede a compreensão da população de Paulínia por mais este momento conturbado e faz questão de ressaltar que irá seguir rigorosamente todas as determinações da Justiça.

O que diz a Câmara
A Assessoria de Imprensa informou que a Câmara Municipal de Paulínia ainda não foi notificada.

Decisão