Início Notícias Cidades Justiça julga recurso de Loira dia 19 de fevereiro

Justiça julga recurso de Loira dia 19 de fevereiro

Tribunal decide se Loira fica ou não como prefeito interino de Paulínia

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) julga na próxima terça-feira (19/2), a partir das 15h, Mandado de Segurança do presidente da Câmara de Paulínia, Antônio Miguel Ferrari, o Loira (DC), que pleiteou e conseguiu na justiça o cargo de prefeito interino.

Loira ingressou no TRE-SP reivindicando o cargo de prefeito de Paulínia até que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) julgue e decida sobre as eleições suplementares em Paulínia. Eleito presidente da Câmara para o biênio 2019/20, por 11 a 4 votos, Loira ingressou na justiça pleiteando o cargo de prefeito. Em Paulínia e no TJ-SP ele teve o pedido negado, mas conseguiu uma liminar no TRE, e está à frente do Poder Executivo há 23 dias.

O juiz relator, o desembargador federal Fábio Prieto de Souza já finalizou o seu parecer e o plenário, formado por 7 desembargadores, julgam a ação na próxima semana. Dependendo do posicionamento do plenário, Loira pode permanecer como prefeito interino, ou Du Cazellato (PSDB) pode retornar a exercer o cargo de chefe do executivo paulinense, cargo que ocupou por 76 dias.

Imbróglio político
Dixon Ronan Carvalho (PP), e Sandro Caprino (PR), prefeito e vice, eleitores nas eleições de 2016, foram julgados e afastados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), por transgressões eleitorais, abuso de poder econômico e captação ou gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral. Eles foram eleitos com 17.798 votos (34,37% dos votos válidos). Ambos recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguardam julgamento.