Início Notícias Ambiente Macaquinho Sagui passeia por bairro de Paulínia durante a quarentena

Macaquinho Sagui passeia por bairro de Paulínia durante a quarentena

Olhem o que apareceu na árvore da casa da minha mãe no Jardim Flamboyant. Vocês já tinham visto? Um macaquinho Sagui! O que mais chama a atenção do animal são as árvores, mas ele também sobe na fiação, em muros, telhados e parapeitos e outros espaços a certa distância de seus observadores humanos.

Os saguis são nativos de algumas regiões de Paulínia, mas são considerados “invasores” nas áreas urbanas. Hoje existe um híbrido de duas espécies que colonizam progressivamente os bairros da cidade.

A mata do Flamboyant é o habitat natural deles. As vez veem em bando, a mãe, o pai e de 4 a 5 filhotes. Percorre os muros, telhados e árvores. Ariscos evitam contatos com cachorros e seres humanos. 

Relatos da presença de saguis durante a pandemia têm surgido em outras partes da cidade. Um grupo de cerca de seis (entre adultos e filhotes) apareceu no Parque das Flores, entre os bairros Jardim Primavera e Vila José Paulino Nogueira (Popular Velha), região Oeste do município.

Especialistas indicas não alimentar animais silvestres. O ideal é manter distância e, caso o animal esteja ferido, ou seja, um filhote órfão é recomendado entrar em contato com a Secretaria Municipal do Meio Meio Ambiente.