Início Destaques Mais de 16 mil eleitores ainda não fizeram a biometria em Paulínia

Mais de 16 mil eleitores ainda não fizeram a biometria em Paulínia

Prazo para eleitor regularizar título termina em maio; quem não estiver em dia com documento, não poderá votar nas eleições

Mais de 16 mil eleitores paulinenses têm até o dia 6 de maio para realizarem a biometria e regularizar o título de eleitor junto a Justiça Eleitoral. Após o prazo, quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando será eleitos prefeito, vice-prefeito e vereadores em Paulínia.

Oficialmente, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Paulínia tem 79.478 eleitores, dos quais 63.212 fizeram o cadastramento biométrico, o que equivale a 79,53% do eleitorado paulinense. Ou seja, faltam 16.226 eleitores.

Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. O prazo para fazer a solicitação termina no dia 6 de maio, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições.

Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de obter CPF, carteira de identidade, não pode tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, tomar empréstimo em bancos oficiais, entre outras restrições.

A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE (http://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/copy_of_consulta-por-nome). O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Em Paulínia, por enquanto, cerca de 79.478 mil de eleitores estarão aptos a votar.

FOTO: DANI VALENTE

Biometria
A biometria é uma tecnologia que dá ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento do voto. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

Documentos necessários
Para ser atendido, o cidadão deve levar: documento oficial de identificação; comprovante de residência recente (menos de três meses de emissão); e título eleitoral, se tiver.

Atenção
Os cidadãos que se inscreveram a partir de 2015 devem verificar se no título de eleitor está escrito o termo Identificação Biométrica. Caso haja, não precisam realizar novo cadastramento.