Início Notícias Cidades Mesmo com toque de restrição em Paulínia, isolamento social pouco avança

Mesmo com toque de restrição em Paulínia, isolamento social pouco avança

Num momento em que Paulínia atravessa um novo pico de contaminações e nível crescente de mortes por Covid-19, o isolamento social no município pouco avançou. Dados do SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo), empresa que mede o Índice de Isolamento Social em São Paulo a partir dos dados de geolocalização de celulares, mostram que na última semana, a segunda de Paulínia na fase emergencial do Plano São Paulo, o índice de isolamento social no município ficou próximo de 40,42% (média móvel), quando o ideal seria um índice superior a 50%.

No domingo (21 de março), por exemplo, a média móvel (que considera os dados dos sete dias anteriores) do isolamento social no município estava em 42%. Nas semanas anteriores, o índice variou entre 34% e 47%, mantendo-se em um nível relativamente estável desde o início de fevereiro, a despeito da escalada pandêmica. Somente aos domingos, quando tradicionalmente já há menor circulação de pessoas, tem-se registrado isolamento próximo a 50%.

O problema, no entanto, é que o distanciamento (sempre) e o isolamento social (na medida do possível) são ainda as únicas formas de prevenção de contágio e controle da pandemia, alertam as autoridades desde o início da pandemia. E num momento em que o sistema de saúde está em colapso, é fundamental que a população entenda a importância de seguir as recomendações da ciência e as normativas municipais e estaduais que procuram desacelerar a escalada da crise sanitária, explicam as autoridades sanitárias.

 

Sobre o índice de isolamento social

O SIMI-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo) é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM, através da ABR (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações) e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), para que o Estado possa consultar informações agregadas e anônimas sobre deslocamento nos municípios paulistas mapeados.

Em respeito à proteção de dados, as informações são aglutinadas e anonimizadas, respeitando a privacidade dos usuários. Apresentando dessa forma, dados georreferenciados agrupados para elaborar políticas públicas que aprimorem as medidas de isolamento social para o enfrentamento ao coronavírus. Para saber mais, clique aqui.