Início Notícias Cidades Ministro do STF suspende eleição suplementar para prefeito em Paulínia  

Ministro do STF suspende eleição suplementar para prefeito em Paulínia  

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski

Mesmo com liminar, Dixon continua afastado do cargo; pedido adia eleição suplementar até que todos os recursos sejam julgados pelo colegiado do STE

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal), deferiu nesta terça-feira (20) liminar requerida pelo prefeito afastado de Paulínia, Dixon Carvalho (PP), e suspendeu eleição suplementar para prefeito e vice-prefeito em Paulínia, exercido interinamente, desde a sua saída, pelo vereador e presidente da Câmara, Du Cazellato (PSDB).

O progressista está fora do posto desde 8 de novembro, quando foi afastado por decisão monocrática do ministro Edson Fachin, do STE – Supremo Tribunal Eleitoral. Treze dias depois, Dixon conseguiu no STF que a eleição suplementar seja suspensa até que ele seja julgado pelo colegiado do STE, independentemente do julgamento de eventuais embargos de declaração.

“Defiro a liminar para determinar que a realização de eleição suplementar ocorra somente após decisão colegiada do Tribunal Superior Eleitoral em última ou única instância, independentemente do julgamento de eventuais embargos de declaração. Comunique-se ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo. Encaminhe-se à Procuradoria-Geral da República para que se manifeste sobre o mérito da reclamação”, diz o despacho de Lewandowski, assinado no começo da noite.

Por tanto, Dixon Carvalho e Sandro Caprino (PRB) continuam afastados do cargo de prefeito e vice-prefeito de Paulínia, respectivamente.