Início Notícias Cultura Museu comemora Dia da Língua Portuguesa com programação virtual

Museu comemora Dia da Língua Portuguesa com programação virtual

Transmissão será feita nas páginas do Museu da Língua
Portuguesa no YouTube, Facebook e Instagram

Entre domingo (3) e terça-feira (5), uma série de atrações vai levar música, ‘slam’ (apresentação de poesia falada), literatura, contação de histórias, oficina, bate-papos e performances às redes do Museu da Língua Portuguesa, em comemoração ao Dia Internacional da Língua Portuguesa. A programação será transmitida no YouTube e Facebook do Museu, a partir das 15h.

Esta é a terceira edição da comemoração pelo Dia da Língua Portuguesa, que nos anos anteriores foi realizada no saguão da Estação da Luz. A programação cultural aproveita a conexão via web para internacionalizar as comemorações, focadas na pluralidade do idioma na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que instituiu o Dia Internacional da Língua Portuguesa no dia 5 de maio.

Entre as atrações estão a dupla portuguesa Fado Bicha, que modernizou as estruturas do tradicional fado em Portugal (domingo, dia 3); o Slam da Língua Portuguesa, apresentado por Roberta Estrela D´Alva com participação de poetas do Brasil, Angola, Moçambique e Portugal (terça-feira, dia 5); e as ‘lives’ Conexão Musical, que acontecerão nos três dias, e terão discotecagem do escritor e músico Kalaf Epalanga (Angola), da cantora Kenna Bahule (Moçambique) e do músico Hélio Ramalho (Cabo Verde), com a condução do pesquisador brasileiro Rafael Galante.

Veja a programação completa do Dia Internacional da Língua Portuguesa:

Domingo (3)
– 15h Contação de histórias, com Fernanda Raquel
Histórias da literatura infantil: alimentos para o corpo e a alma (tradições indígenas e africanas); contos da tradição oral brasileira e histórias de descobertas (contos que falam de grandes tesouros escondidos dentro de nós)

– 15h30 Oficina

– 16h Conexão musical: Moçambique, com Lenna Bahule e Rafael Galante.
Encontro da musicista moçambicana Lenna Bahule com o historiador brasileiro Rafael Galante. Uma viagem através da língua portuguesa, comum aos dois países, pela história, música e cultura moçambicana e suas intersecções com o Brasil.

– 17h Show da dupla de fado Fado Bicha.
Apresentação de música com o grupo português Fado Bicha, que imprime uma identidade LGBTQI ao tradicional estilo musical português. O grupo é um projeto musical e ativista desenvolvido por Lila Fadista, na voz e letras, e João Caçador, nos instrumentos e arranjos.

– 18h Performance “Silêncio”, com Eduardo Fukushima.
Sozinho e com a cópia da chave que abre o portão do MLP o dançarino Eduardo Fukushima descobre um museu em silêncio. Apresenta no lugar completamente vazio pílulas coreográficas inspirada nas instalações do museu.

Segunda-feira (4)
– 15h
 Contação de histórias, com Fernanda Raquel.

– 15h30 Língua portuguesa, prazer em te conhecer
Com o idioma em comum e sotaques diferentes, jovens de Angola, Brasil, Portugal e Cabo Verde derrubam fronteiras com um animado bate-papo online. Curadoria e produção: FESTLIP.

– 16h30 Conexão musical: Brasil-Portugal, com Rodrigo Bento.
O DJ Rodrigo Bento, criador da festa de música brasileira Pilantragi, comanda um set de músicas em parceria com coletivos artísticos de Portugal.

– 17h30 Show do grupo de rap Santa Mala
Show do grupo Santa Mala, formado por mulheres imigrantes bolivianas que vivem no centro de São Paulo – próximo do Museu da Língua Portuguesa – um território pleno de diversidade onde a língua portuguesa está sempre em construção.

Terça-feira (5)
– 15h
 Contação de histórias, com Fernanda Raquel

– 16h Conexão musical: Cabo Verde, com Hélio Ramalho e Rafael Galante.
O músico caboverdiano Hélio Ramalho faz uma discotecagem de músicas próprias e de seu país enquanto conversa com o historiador Rafael Galante. O diálogo aproxima estes dois países de língua portuguesa em uma viagem musical.

– 17h Ortografia também é gente: uma conversa entre escritores.
A poeta mineira Ana Elisa Ribeiro conversa com o escritor português Marco Neves, o professor moçambicano Nataniel Ngomane e a poeta pernambucana Micheliny Verunschk sobre a palavra como instrumento para dar conta do que estamos vivenciando hoje.

– 18h Slam da língua portuguesa, com Roberta Estrela D’Alva e convidados.
Participação de poetas do Brasil, Angola, Moçambique e Portugal.

Interprogramas (exibidos entre as atrações)
Peripécias Poéticas:
 A língua portuguesa, em suas diversas tonalidades, texturas e variações, é o grande elo de Peripécias Poéticas, sob curadoria do FESTLIP – Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa. São pequenos vídeos de poesia vividos por atores de diversos países que falam português, como Guiné-Bissau, Moçambique, Brasil, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Cartas de um outro tempo: Projeto da Revista Pessoa, “Cartas de um outro tempo” capta a realidade dramática imposta pelo coronavírus, com a experiência do confinamento, medos e relações com o outro e o mundo. Para o Dia da Língua Portuguesa, cerca de 12 autores lerão, em vídeo, suas cartas.

Pontes de Leitura: A partir do Clube do Livro do professor moçambicano Nataniel Ngomane, leitores compartilham com o público do museu trechos de seus livros favoritos.

Com informações do Portal do Governo