Início Notícias Cidades Novembro Azul tem ações contra o câncer de próstata em Paulínia

Novembro Azul tem ações contra o câncer de próstata em Paulínia

Dr. João Alonso, coordenador do Ambulatório de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde | Foto Câmara de Paulínia

Secretaria de Saúde promove ações de 26 a 30 de novembro no Ambulatório de Saúde do Homem no Hospital Municipal

Diversas atividades já foram realizadas para celebrar o Novembro Azul em Paulínia e a programação prossegue durante a semana de 26 a 30 de novembro, com a Campanha Prevenindo o Câncer de Próstata, com intensificação das Consultas programadas e agendas na Saúde do Homem (Urologia) no Hospital Municipal – PMP, para os homens do município que quiserem realizar o exame de sangue do PSA.

Para o urologista João Alonso, coordenador do Ambulatório de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde, o diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta em 90% a chance de cura dos pacientes, durante palestra na Câmara Municipal.

As estatísticas apresentadas pelo palestrante mostram a importância de debater o assunto: o câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens, atrás dos tumores de pele. É registrada uma morte pela doença a cada 40 minutos, e 25% dos pacientes morrem.

João Alonso afirmou que não é possível isentar ninguém, mas a descoberta precoce amplia muito a possibilidade de cura. O exame de toque, tão temido por parte dos homens, é simples e encontra 20% dos casos de problemas na próstata. Também é importante porque não existem sintomas na fase inicial.

Segundo o médico, o ideal é fazer exames periódicos a partir dos 50 anos – ou 45 anos para quem está no grupo de risco: tem idade avançada, antecedentes familiares, pele negra (há maior probabilidade), obesidade e maus hábitos alimentares.

Alonso apresentou ainda as formas de tratamento quando a moléstia é identificada, que vão da vigilância ativa à quimioterapia, entre outros procedimentos.

       Novembro Azul – O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de Novembro, dirigida para a sociedade e aos homens sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e fazer o exame de toque, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer, realizado em 17 de novembro.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse é o tipo de câncer mais prevalente entre o sexo masculino atingindo um a cada seis homens. Por isso, especialistas recomendam que todos os homens com mais de 40 anos, com caso de câncer de próstata na família, e homens com mais de 45 anos devem participar da campanha.