Início Notícias Cidades Novos membros do Conselho Municipal de Saúde tomam posse para o biênio...

Novos membros do Conselho Municipal de Saúde tomam posse para o biênio 2018-2020

Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Paulínia tomaram posse em cerimônia realizada no auditório Carlos Tontoli, no Paço Municipal, na noite desta quarta-feira (19). O secretário municipal de Saúde, Yanko Gonçalves Mello, participou do ato. Nenhum vereador, secretários e diretores municipais participaram da posse.

Nomeados pelo prefeito Dixon Ronan Carvalho (PP), os conselheiros foram empossados para o biênio 2018-2020, alguns podendo ser reconduzidos por igual período. O colegiado é composto por 20 membros, sendo 5 representantes do governo municipal, 5 de profissionais da área da saúde e 10 da sociedade civil (usuários).

Após a posse, foram eleitos como presidente e vice-presidente respectivamente, Jair Porcel Pinto (usuários) e Gilberto Alves de Godoy (usuários), tendo como 1º secretário André Assad Mello e segundo secretário Rodrigo Jaquet Dias (trabalhadores) para o Conselho Executivo. O presidente e o vice foram eleitos por voto em célula, já o 1º e 2º o secretário por aclamação.

O órgão colegiado tem caráter permanente e função deliberativa, com o objetivo de atuar na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas públicas de saúde no município.

Na cerimônia de posse, o presidente do Conselho, Jair Porcel Pinto, eleito por 13 dos 20 conselheiros, destacou o papel norteador e fiscalizador desempenhado pelo Conselho. O representante dos usuários reafirmou o compromisso de manter sempre aberto ao diálogo com todos os segmentos representados no Conselho.

O Conselho Municipal de Saúde tem ainda como propósito fazer o controle, o acompanhamento e a avaliação da política municipal de saúde e da operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), em Paulínia.

Desencontro
Após a posse, o conselheiro José Bezerra Neto, eleito pela região do Monte Alegre se candidatou ao Conselho Executivo, onde teve 2 dos 10 votos dos conselheiros eleitos pelos usuários. Voto vencido, protestou várias vezes e queria que a decisão fosse do colegiado, que também conta com votos dos representantes do governo e dos trabalhadores. Pediu para que seu protesto constasse em ata.

O Conselho Executivo é formado pela presidência, vice-presidência, 1º e 2º secretário, que conduz os trabalhos das reuniões ordinárias e extraordinárias (quando necessárias), define e convoca as sessões, entre outras atribuições.

Representando os segmentos foram eleitos os seguintes conselheiros e suplentes:

Usuários – Titulares: Paulo Rubens Vieira, Gilberto Alves de Godoy, Jair Porcel Pinto, José Bezerra Neto, Rafael Pereira da Silva, Silvana dos Santos Cassimiro, Jhonatan Alves da Silva, Antônio Castro Alves Ribeiro, Luis Carlos Cardoso Sousa e Jhon Lenon do Nascimento Rosalino. Suplentes: Plísio Saulo de Sousa Machado Júnior, Bruno Aparecido Alves (1º Suplente), Ângela Maria Buglioli dos Santos (2º Suplente), Ronaldo Santos de Souza (3º Suplente), Maurício Paschoal e Paulo Roberto Paes.

Trabalhadores: Antônio Celso Saragossa, Iria Onira da Silva, Jailton Guimarães França, Maria Nicael da Silva Benício e Rodrigo Jaquet Dias.

Gestor – Titulares: Yanko Gonçalves Mello, Rosemary de Castro Barreto, André Assad Mello, Erika Gallo Ramos e Aline Rossi Anderle. Suplentes: Anna Carolina Ferreira Guerra, Bianca Rodrigues Bortoletto, Magda Ferreira dos Santos, Rogério Perli Pereira e Jorge Gonçalves Ferreira.