Início Destaques Operação da Polícia Federal prende morador de condomínio em Paulínia

Operação da Polícia Federal prende morador de condomínio em Paulínia

A Polícia Federal (PF) de Campinas cumpriu 1 mandado de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva da Operação Corona, nesta quarta-feira, dia 15, em Paulínia. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Pernambuco, com objetivo de combater organizações criminosas dedicadas à lavagem de dinheiro do narcotráfico internacional.

A investigação foi iniciada em 22/04/2020 após a apreensão de cerca de 650kg de cocaína no Aeródromo da Coroa do Avião em Igarassu, cidade localizada na Região Metropolitana de Recife/PE (RMR) após análise de inteligência da Polícia Federal. A apreensão resultou de um esforço operacional da PF com o apoio da Polícia Militar de Pernambuco.

Após o flagrante, a PF aprofundou a investigação, a fim de identificar outros responsáveis pela operação ilícita, assim como descobrir o esquema criado para financiar esse plano. Foi revelada, então, uma grande estrutura criminosa de empresas de fachada criadas com a finalidade de movimentar dinheiro para o crime organizado transnacional.

As empresas estão espalhadas pelo país, mas se concentram, especialmente, no Estado de São Paulo. Só nos primeiros 4 meses de 2020, no período em que o grupo preso na RMR arquitetava a exportação de cocaína frustrada pela PF, essas empresas movimentaram juntas mais de R$ 116 milhões.

Os crimes investigados são tráfico internacional de drogas, financiamento do narcotráfico, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas podem chegar, isoladamente, a mais de 20 anos de reclusão.

A expressão Corona é um termo espanhol, que significa Coroa em português, uma referência, portanto, ao local onde foi apreendida à droga no início do período pandêmico do vírus Covid-19.

 

 

COMPARTILHAR