Início Notícias Ambiente Os flamboyants estão floridos!

Os flamboyants estão floridos!

Com nome estrangeiro, Flamboyant, em francês, significa flamejante, adjetivo justificado pela acentuada coloração vermelha de suas flores

Os flamboyants estão carregados de flores. Com floração abundante durante a primavera, quando se cobre com flores . É uma árvore maravilhosa. Fica linda em espaços grandes como parques e até em praças, como essas da Fazenda Santa Terezinha, no Parque Brasil 500. O local abriga 5 árvores adultas.

O flamboyant ou Delonix regia, é uma árvore de grande porte, que atinge de 10 a 12m de altura, tem um tronco volumoso, espesso, raízes grandes e tabulares. Sua copa é enorme e esparramada, como um guarda-chuva.

A praça Padre Antônio Caetano Magalhães, e, frente a Matriz Sagrado Coração de Jesus, no bairro Nova Paulínia, a Avenida Presidente Getúlio Vargas, na Vila Bressani, a Creche Municipal Felipe Macedo Barros, em Santa Terezinha, a EMEF Yolanda Tiziani Pazetti, no Jardim Flamboyant, entre tantos outros locais, também tem suas espécies.

Hoje ela e muito utilizada em projetos paisagísticos, sendo indicado para áreas abertas com grandes espaços que possibilitem seu desenvolvimento. Normalmente, após a floração, a árvore perde a folhagem, restando apenas seus frutos em forma de vagens longas e pendentes.

A árvore veio de longe — é originária da costa leste da África, de Madagáscar e de ilhas do Oceano Índico — mas está há tanto tempo no Brasil que pode ser encontrada em qualquer parte do país. As primeiras mudas foram trazidas para cá no início do século 19, na época de D. João VI, e se adaptaram bem ao clima e solo brasileiros.

Flamboyants na Fazenda Santa Terezinha, no Parque Brasil 500
EMEF Yolanda Tiziani Pazetti, no Jardim Flamboyant
Flamboyants na empresa Levefort, no Santa Terezinha
Flamboyants no Creche Municipal Felipe Macedo Barros, no Santa Terezinha
Flamboyants na Avenida Nove de Julho, no Nova Paulínia
Avenida Presidente Getúlio Vargas, na Vila Bressani
Flamboyants na Fazenda Santa Terezinha, no Parque Brasil 500

Flamboyants da Matriz Sagrado Coração de Jesus, no bairro Nova Paulínia