Início Notícias Ambiente Parque Natural “Armando Muller” recebe primeira “Nascente Modelo”

Parque Natural “Armando Muller” recebe primeira “Nascente Modelo”

Paulínia inaugurou no sábado (11/09), uma “Nascente Modelo” na área do Parque Natural Municipal “Armando Muller”. A iniciativa da Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, contou com a participação do Grupo de Escoteiros Bem-te-vi e Grupo de Escoteiros Amizade de Paulínia.

 A atividade consistiu na apresentação do novo conceito do Parque Natural, a hidrografia regional, a importância da conservação dos recursos hídricos, uso consciente da água, inauguração deste espaço com a instalação da Placa de Nascente Modelo contendo as informações geográficas e plantio de três mudas de ipê-amarelo, espécie nativa da nossa região, no entorno.

A participação foi direcionada a este público devido ao escotismo ser um movimento de caráter educacional, voluntário e sem fins lucrativos, no qual os jovens têm a oportunidade de se desenvolverem socialmente de uma forma baseada em valores, respeito, amizade, fraternidade e no amor pela natureza.

 O termo nascente refere-se ao afloramento natural do lençol freático que apresenta perenidade e dá início a um curso d’água. A área do Parque possui riqueza de nascentes, córregos e lagos. No processo de requalificação do Parque outras nascentes serão revitalizadas e instaladas como “Nascentes Modelo” e inseridas no Programa de Educação Ambiental deste espaço.

A escolha de implementar uma Nascente Modelo do Parque deve-se ao fato de estar inserido na Missão da Instituição que é “Promover a conservação da diversidade biológica do Município e Região através de programas de Pesquisa Científica, Educação Ambiental, Cultura, Arte e Lazer Interativo, visando a sensibilização dos visitantes para a importância das plantas e dos animais para a sustentabilidade ambiental”.

Programa VerdeAzul

Esta ação educativa faz parte da Diretiva Gestão das Águas do Programa Município Verde Azul (PMVA) da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo do qual o Município é signatário.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, atual Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.