Início Notícias Cidades Páscoa: entenda por que animais domésticos não podem comer chocolate

Páscoa: entenda por que animais domésticos não podem comer chocolate

Cacau contém substância toxica para cães e gatos e deve ser deixado fora do alcance dos pets

Neste domingo (17/4) é celebrado o feriado de Páscoa, uma data que representa renovação, reuniões entre amigos e familiares, e muita comida. No entanto, nem todos devem ser convidados para a mesa, por mais amados e parte da família que os animais de estimação sejam, alguns alimentos tradicionais da data são prejudiciais para a saúde dos pets.

Como é o caso do ovo de Páscoa – geralmente feito de chocolate, que por sua vez é composto de cacau, uma substância toxica para cães e gatos. Ao ingerir o alimento, o risco é de uma intoxicação. Por isso, neste feriado deixe as guloseimas fora de alcance dos animais.

Sintomas e tratamento

A intoxicação por chocolate pode ser leve ou grave, os sintomas variam conforme a quantidade de alimento ingerida. Há casos de pets que consomem o chocolate e não apresentam reação, mas em casos graves o animal pode até vir a óbito.

Confira, abaixo, os sintomas mais comuns:

  • Agitação,
  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Tremores musculares.

Ao notar qualquer um dos sinais citados é indicado procurar atendimento especializado, leve o animal ao veterinário mais próximo. O diagnóstico é clínico e o tratamento para intoxicação alimentar varia conforme a gravidade de cada caso, portanto é individual.