Início Notícias Cultura Passeio de Maria Fumaça de Campinas a Jaguariúna; com galeria de fotos

Passeio de Maria Fumaça de Campinas a Jaguariúna; com galeria de fotos

Vale a pena andar de trem de Campinas a Jaguariúna, cidades da Região Metropolitana de Campinas – RMC! O passeio é realizado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) com saídas da Estação Ferroviária Anhumas, em Campinas seguindo até a Estação de Jaguariúna.

Neste trajeto de 24 quilômetros a Maria Fumaça passa pelas estações Pedro Américo, Tanquinho, Desembargador Furtado e Carlos Gomes sobre a divisa dos dois municípios. A estação do distrito de Carlos Gomes possui uma oficina para a reforma e manutenção de locomotivas a vapor, a diesel, carros e vagões. No percurso, os rios Atibaia e Jaguari, que formam o Piracicaba.

A Maria-Fumaça viaja a uma velocidade média de 20 km/h, sendo possível apreciar uma verdadeira viagem no tempo para o século XIX. Ao longo da linha surgem belas paisagens das antigas fazendas de café. Em cerca de uma hora e 30 minutos, chega-se a Jaguariúna, onde é possível observar a mudança de relevo para montanhoso devido a proximidade com o Circuito das Águas paulista.

Merece destaque especial o elevado ferroviário com 600 metros de extensão e altura máxima de 10 metros pelo qual o trem percorre para chegar à estação de Jaguariúna, onde funcionam restaurantes e choperias, o Museu Ferroviário, feira de artesanato e comidas típicas, tudo com o máximo conforto para o visitante. Ainda na Estação de Jaguariúna é possível conhecer a história da ferrovia por meio de uma exposição de fotos antigas.

Os passeios são realizados sob agendamento. Os horários dos trens que partem da estação de Anhumas (Campinas) são aos sábados às 10h10 (percurso completo) e 15h (meio percurso). Aos domingos e feriados são às 10h10 (PC) e 14h30 (PC), e 16h30 até Tanquinho (meio percurso). Os horários dos trens que partem de Jaguariúna são aos sábados às 15h (MP). Aos domingos e feriados são às 10h até Tanquinho (meio percurso), 12h30 até Anhumas, e 14h30 até Tanquinho (meio percurso).

Maiores informações pelos telefones (19) 3207-3637 e 3207-4290 ou por meio do site oficial: http://www.mariafumacacampinas.com.br/