Início Destaques Paulínia adquire 20 mil kits de testes rápidos para Covid-19

Paulínia adquire 20 mil kits de testes rápidos para Covid-19

Vinte mil kits de teste rápido foram adquiridos pela Prefeitura de Paulínia para o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Com a aquisição será possível rastrear no Município os locais que possuem maior número de transmissão local, além de reforçar o monitoramento de pessoas que tiveram contato com o paciente infectado.

Com o teste rápido, o prazo cairá para 15 minutos, pois será feito via exame de sangue. Todos esses testes são reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atualmente, os testes são feitos após triagem médica. O SWAB (coleta de secreção nasal e bucal) é colhido e enviado para o Instituto Adolfo Lutz em São Paulo, porém com a demanda alta, o prazo de análise aumentou para mais de 15 dias.

Além dos testes, a Administração investiu na aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI’s) e comprou até o momento: 154 mil máscaras cirúrgicas; 7 mil máscaras N95; 15 mil aventais descartáveis; 3 mil luvas de procedimento; 9 mil lençóis descartáveis; 2 mil óculos descartáveis; 8 mil litros de  70%; 15 camas elétricas; 40 colchões hospitalares; 60 colchonetes e 3 mil viseiras descartáveis de proteção.Os EPI’s serão destinados para profissionais das áreas de Saúde, Segurança, Defesa Civil, Assistência Social e Cidadania, que estão atuando no combate e prevenção ao covid-19.

“Temos uma pandemia pela frente e vamos fazer tudo o que for possível para preparar nossa cidade, visando sempre preservar vidas”, comentou o prefeito Du Cazellato.

Outros equipamentos também estão sendo comprados para reforçar a rede municipal de Saúde. Entre eles estão macas, cadeiras de rodas, colchonetes, monitores cardíacos, estetoscópio, entre outros.

Para o secretário de Saúde, doutor Fábio Alves, todos os investimentos são ganhos para toda cidade. “O coronavírus vai passar e quando isso ocorrer, teremos um sistema mais forte e preparado. Agradeço toda Administração pelo empenho e agilidade. Juntos, contra a covid-19 e avançando por um futuro melhor”.