Início Destaques Paulínia amplia atendimento a pacientes com sintomas gripais nas unidades de saúde

Paulínia amplia atendimento a pacientes com sintomas gripais nas unidades de saúde

Devido ao aumento considerável nos atendimentos das Unidades Respiratórias, bem como o aumento de casos positivos para a Covid-19, a Prefeitura de Paulínia estabelece um Plano de Combate à nova onda de Covid-19 e ao Surto Gripal.

A medida adotada pela administração municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), amplia o serviço ofertado, considerando o aumento do número de cidadãos com quadros respiratórios.

A administração municipal vai abrir dois novos Postos Avançados, com atendimento e testagem para a população na antiga UBS do Monte Alegre e na UBS do São José; implantação de Teste Rápido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além da ampliação e contratação de médicos e enfermeiros para garantir o atendimento nas UBSs e no Hospital Municipal.

A Secretaria de Saúde está ampliando de 10 para 14 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), retomando a Unidade Respiratória (UR) e ativando 10 leitos de enfermaria respiratória, todos no Hospital Municipal, além da estruturação e reforço da equipe de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

A síndrome gripal é caracterizada pelo indivíduo com quadro respiratório agudo, com pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou degustativos.

A Secretaria de Saúde ressalta a importância de manter as medidas de segurança sanitária, usando máscara, evitando aglomerações e mantendo as mãos higienizadas.

Casos confirmados, óbitos e doses aplicadas em Paulínia – De acordo com o boletim do dia 13/01, foram registrados 17.314 casos confirmados e 309 óbitos pela doença em Paulínia. Os dados não são atualizados desde o dia 6 de janeiro devido a problemas técnicos no site do Ministério da Saúde.

A taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no HMP é de 21,42% e de 90% nas enfermarias.

Foram aplicadas no município 202.295 doses de vacina, sendo 87.306 referentes à primeira dose, 82.639 pessoas receberam a segunda dose e 3.115 referentes à dose única e 29.325 a dose adicional (3ª dose).

COMPARTILHAR