Início Destaques Paulínia apresenta programa de volta às aulas na rede Municipal

Paulínia apresenta programa de volta às aulas na rede Municipal

Rede Municipal de Ensino de Paulínia tem aproximadamente 20 mil alunos

Unidades escolares poderão receber, inicialmente, 35% dos alunos na turma A e B e 30% na turma C; na rede municipal, aulas presenciais voltam no 1º de março

A Prefeitura de Paulínia apresentou nesta quinta-feira (15) os detalhes da volta às aulas presenciais a partir de 1º de março na rede pública municipal. Professores e funcionários retornam as atividades dia 26 de fevereiro.

O retorno presencial dos alunos não será obrigatório e as famílias poderão optar se mandarão ou não os filhos para as aulas. Quem não voltar poderá acompanhar as atividades via Google for Education. O planejamento de retorno foi dividido em dois grupos, conforme detalhado abaixo.

A retomada ocorrerá no próximo dia 1º de março. Para este ano, foi autorizada pelo Governo do Estado a abertura das escolas em todas as fases do Plano São Paulo, obedecendo aos critérios de segurança estabelecidos pelo Centro de Contingência do Coronavírus.

“Nosso objetivo é a volta gradual e segura de todos os nossos quase 20 mil alunos. Cada escola receberá os insumos necessários para que os protocolos sanitários sejam cumpridos, assim como os alunos receberão máscaras e outros itens”, comentou a secretária de Educação, Meire Muller.

Caso haja dados adversos, o cronograma poderá ser alterado. Caberá a Secretaria Municipal de Saúde avaliar a situação epidemiológica da cidade.

 

GRUPO 1 – ALUNOS DOS ÚLTIMOS ANOS DE CADA NÍVEL – 5ºs. (FUNDAMENTAL I) 9º (FUNDAMENTAL II) e 3º ENSINO MÉDIO (TÉCNICO E EJA)

Do retorno das férias até 26 de fevereiro Retorno presencial: gestão e pessoal de apoio

Pessoal Docente: 30% da jornada presencial; 70% em home office utilizando a plataforma Google for Education e outros para/com os alunos

1° a 05 de março

TURMA A – 35% dos Alunos

TURMA  B – 35% dos alunos

TURMA C – 30% dos alunos

8 a 12 de março
15 a 19 de março
De 22 de março em diante 50% de cada classe, dividida em TURMAS A e B em semanas alternadas

GRUPO 2 – TODOS OS DEMAIS ALUNOS

Do retorno das férias até 26 de fevereiro Retorno presencial: gestão e pessoal de apoio

Pessoal Docente: 30% da jornada presencial; 70% em home office utilizando a plataforma Google for Education e outros para/com os alunos

29 de março a 2 de abril TURMA A – 35% dos Alunos

TURMA  B – 35% dos alunos

TURMA C – 30% dos alunos

5 a 09 de abril
12 a 16 de abril
De 19 de abril em diante 50% de cada classe, dividida em TURMAS A e B em semanas alternadas

 

O Comitê também fez as seguintes observações.

1 – A divisão em dois grupos deu-se com base em questões logísticas (transporte, merenda, preparação de aula e outros) e de acordo com os protocolos definidos no Plano São Paulo.

2 – Para além do retorno gradativo das aulas presenciais, a plataforma Google for Educationpassa a ser o apoio educacional oficial da SME, ou seja, todas as ações virtuais por professores/alunos devem estar baseadas na referida plataforma, não sendo necessária a alimentação da plataforma GOOGLE DRIVE (hospedada no site da Prefeitura de Paulínia) utilizada no ano de 2020.

3 – A definição da composição das turmas mencionadas neste cronograma será realizada pelos Diretores e docentes das unidades de ensino, repassando a listagem para a Secretaria Municipal de Educação.

4 – A rotina diária com alunos em período de pandemia deverá seguir o estabelecido no protocolo publicado no Semanário Municipal do dia 15 de outubro.

5 – A Administração Municipal já comprou totens de álcool em gel, máscaras, tapetes sanitizantes, squeezes, entre outros acessórios para fornecer aos servidores, educadores e estudantes.

6 – As escolas comunicarão aos pais ou responsáveis em qual turma o aluno matriculado estará, para que os mesmos possam se programar.

7 – O transporte escolar terá sua higienização reforçada para garantir a segurança sanitária de todos.

8 – Novas informações e orientações serão divulgadas pelos canais institucionais da Prefeitura de Paulínia.