Início Destaques Paulínia começa segunda-feira, dia 23, vacinação contra a Influenza (gripe)

Paulínia começa segunda-feira, dia 23, vacinação contra a Influenza (gripe)

Paulínia começa na próxima segunda-feira, dia 23 de abril, a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe). As vacinas serão disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município (exceto UBS João Aranha) de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h. E aos sábado no período das 8h às 11h, nas Unidades Básicas do Centro, Planalto, São José e Monte Alegre. A vacinação prossegue até 1º de junho. Para conscientizar ainda mais a população, o Dia ´D´ está programado para 12 de maio, informa a Secretaria Municipal de Saúde de Paulínia.

A Campanha de Vacinação contra Influenza 2018 foi dividida em três etapas – a partir do dia 23 de abril: profissionais de saúde, indígenas e as pessoas com 60 anos ou mais de idade; a partir do dia 2 de maio: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas (recém-mães); a partir do dia 9 de maio: comorbidades (presença ou associação de duas ou mais doenças numa mesma pessoa), professores e os privados de liberdade.

E o público-alvo para receber as doses gratuitamente são as pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da área de saúde, professores das redes pública e privada, mulheres gestantes e puérperas, indígenas, pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas), profissionais do sistema prisional e portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza.

Para receber a dose, basta apresentar a carteirinha de vacinação ou documento de identificação e fazer parte de um dos grupos de risco, conforme o calendário explicado acima.

Influenza ou gripe
A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, em geral de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave.

A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus.

Campanha Nacional
A Campanha Nacional foi lançada oficialmente pelo Ministério da Saúde, na última quarta-feira dia 18 de abril. O objetivo da vacina é atuar no período de maior propagação do vírus: na transição entre o outono e o inverno. Neste ano, a vacina protege contra os vírus H1N1, influenza B e o H3N2, tipo que provocou um aumento significativo de casos e de mortes relacionadas à doença no Hemisfério Norte.