Início Notícias Cultura Paulínia comemora dia de seu padroeiro com missa e procissão

Paulínia comemora dia de seu padroeiro com missa e procissão

Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Paulínia – SP | Foto: paulinia.vistadecima/RT imagens
Entre as atrações agendadas para esta sexta-feira, 24 de junho, estão uma Missa Solene com Arcebispo Metropolitano de Campinas Dom João Inácio Müller e procissão luminosa com a imagem do Sagrado Coração de Jesus
Esta sexta-feira, 24 de junho, é dia de festa em Paulínia. Será celebrado o Dia do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do Município. O ponto de encontro está marcado às 18h na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, no bairro Nova Paulínia, região central da cidade.
A Missa Solene será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Campinas Dom João Inácio Müller. Após a celebração, procissão luminosa com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, com venda de velas no local.
O feriado municipal foi instituído pela Lei nº 2.631 de 11 de julho de 2003. Por ser uma data móvel, comemora sempre no 8º dia após o Corpus Christi.
A data marca a comemoração do Sagrado Coração de Jesus, que simboliza e prega o amor de Deus, a concretização na família, na partilha do pão e na alegria de celebrar em comunidade.
No ano de 1945, Dom Paulo de Tarso, Arcebispo da Arquidiocese de Campinas, assinou o documento de criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Paulínia.
 
Foto pertencente ao Acervo da Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural | Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Turismo e Eventos | Prefeitura Municipal de Paulínia

Tudo começou em torno desta devoção tão antiga e vivenciada com amor pelo povo deste município. O primeiro pároco da então paróquia de Paulínia foi o Pe. Pedro João Tomazini, que animou a vida das comunidades por vários anos.

 
Em seguida a paróquia contou com o ministério do Pe. Antonio Caetano Magalhães, que durante quarenta anos se dedicou com muito entusiasmo no serviço de pastor.
 
A paróquia conta com quatro comunidades: Comunidade São Pedro (Betel), Comunidade Santa Teresinha (Santa Teresinha), Comunidade São Bento (Centro) e Comunidade Matriz Sagrado Coração de Jesus (Nova Paulínia).