Início Destaques Paulínia comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho

Paulínia comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho

Neste domingo (14/6) é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. O objetivo da data é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não doadores sobre a importância do ato, que é responsável por salvar milhares de vidas.

A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador.

O mês de junho inicia um período crítico para as doações de sangue, o inverno, que afasta os doadores, por isso o Junho Vermelho incentiva as doações. O mês costuma ser a época em que os hemocentros de todo o país enfrentam baixas nos estoques de sangue, especialmente pelo fato de anteceder o período de férias, onde normalmente cai o número de doadores de sangue e aumenta o número de acidentes e outras ocorrências.

Sobre a data
A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

Informações
Dúvidas e informações pelo telefone 3874-5546 do Hospital Municipal de Paulínia ou Hemocentro Campinas pelo 0800-722-8432, de segunda à sábado das 7h30 às 15h ou pelo e-mail: hemocentro@unicamp.br.

Quem pode doar sangue?
Para doar sangue, a pessoa deve estar enquadrada dentro de algumas características específicas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS):

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (Menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal para doar);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação);
  • Estar descansado;
  • Candidatos que estiverem no exterior não podem doar sangue por 14 dias a partir da data do retorno;
  • Voluntários que tiveram contato com casos suspeitos e confirmados da Covid-19 ficam impedidos de doar sangue por 14 dias;
  • Doadores que apresentaram sintomas de possível infecção pela Covid-19 (casos suspeitos) poderão doar sangue após 14 dias do desaparecimento dos sintomas;
  • Aqueles que apresentaram diagnóstico positivo da Covid-19 só poderão doar sangue após 30 dias da recuperação clínica completa (sem sintomas).