Início Destaques Paulínia cresce em escolaridade, mas estagna em riqueza e longevidade, aponta índice...

Paulínia cresce em escolaridade, mas estagna em riqueza e longevidade, aponta índice social paulista

Vista Panorâmica de Paulínia: Jardim América, Região Sul do Município; ao fundo o Complexo Paulínia Shopping, Rodoviária, Prefeitura e Teatro Municipal

A cidade teve evolução entre 2014 e 2018; foram analisados também indicadores de longevidade e riqueza, índices mostram estagnação

Paulínia, a 119 quilômetros de Paulo, teve uma evolução significativa na Escolaridade em 2018, dentro do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), divulgado quinta-feira (12) pela Assembleia Legislativa de São Paulo. O Índice é formado por 12 indicadores relacionados a três grandes áreas: riqueza, longevidade e escolaridade. Paulínia teve uma ascensão na escolarização por três anos consecutivos, saltou de 51 para 65.

O indicador mede o desenvolvimento humano nos municípios paulistas, como se fosse um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) com dados locais. O estudo é elaborado pela Fundação Seade, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio do Instituto do Legislativo Paulista (ILP). Os dados são divulgados a cada 2 anos.

Para o cálculo do índice de Escolaridade, foram compilados dados como a proporção de alunos da rede pública com nível adequado nas provas de Língua Portuguesa e Matemática; taxa de distorção idade-série no ensino médio (ou seja, a proporção de alunos com mais de 2 anos de atraso escolar) e taxa de atendimento escolar na faixa de 0 a 3 anos. Esse último indicador foi incluído a partir desse ano.

Longevidade e Riqueza

Por outro lado, os outros dois eixos analisados tiveram queda ou se mantiveram estáveis em 2018 em relação aos índices de 2016.

Longevidade, por exemplo, caiu em Paulínia em 2018, comparado com 2016. Para esse indicador, foram consideradas taxas de mortalidade infantil, perinatal, de pessoas na faixa dos 15 aos 39 e também de 60 a 69 anos.

Já Riqueza se manteve estável em dados comparativos de 2018/16. O Município Paulinense ocupa a 3ª posição no ranking da dimensão riqueza; perde para Barueri e Gavião Peixoto. Para esse cálculo, foram considerados o rendimento do trabalho formal mais benefícios per capita da população, consumo anual de energia elétrica e PIB (Produto Interno Bruto) per capita da cidade.

O IPRS é um completo sistema de indicador que oferece uma radiografia da situação socioeconômica dos municípios e das regiões administrativas e dá maior agilidade para verificar o andamento da condição de cada município.

Troca constante
Mesmo com a troca constante de governos, foram 16 em 10 anos, Paulínia aprestam números satisfatórios, más faltam subsídios para que gestores possam propor e acompanhar políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento e a justiça social do povo paulinense.

  2014 2016 2018
riqueza 56 57 57
longevidade 76 79 78
escolaridade 51 60 65