Início Destaques Paulínia cria pronto atendimento para pacientes com doenças respiratórias

Paulínia cria pronto atendimento para pacientes com doenças respiratórias

Diante dos dois casos suspeitos de coronavírus em Paulínia, a Secretaria Municipal de Saúde criou um plano de contingência para síndromes respiratórias no Hospital Municipal de Paulínia (HMP), seguindo às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Unidade Respiratória para Pronto Atendimento vai receber pacientes com qualquer dos sintomas causados pelo coranavírus, sejam recebidos no local. Todos os profissionais foram capacitados e paramentados para receber possíveis casos suspeitos da doença. 

A unidade conta com um médico clínico, um pediatra, equipe de enfermagem e uma enfermaria subdividida para atendimento adulto, pediátrico e de gestantes, com recepção, salas de espera e de emergência e isolamentos.

“Nosso plano foi elaborado para que possamos abordar todos os pacientes com queixas clínicas gripais e rapidamente diagnosticar possíveis casos com história epidemiológica para coronavírus”, comentou o médico Vinicius Moraes Mariano coordenador do Pronto Socorro.

O ato foi antecipado por decisão do comitê gestor criado pela Prefeitura de Paulínia que envolve Secretaria de Saúde e o gabinete do prefeito Du Cazellato (PSDB), como complemento às demais medidas tomadas na sexta-feira, 31.

A criação da Unidade Respiratória foi acompanhada por profissionais da Vigilância em Saúde, da Vigilância Epidemiológica, pela equipe do Escritório de Qualidade e do Núcleo Interno de Regulação.

O médico e secretário Municipal de Saúde, Fábio Alves mantém contato regular com homem de 45 anos e a mulher de 30 anos, ambos suspeitos de estarem infectados com o coronavírus, que continuam em isolamento domiciliar com quadro de saúde estável. Eles também são acompanhados pela Secretaria de Estado e Ministério de Saúde.