Início Notícias Ambiente Paulínia deve ganhar até 7 mil novas árvores do Programa Arborização mais...

Paulínia deve ganhar até 7 mil novas árvores do Programa Arborização mais Segura da CPFL

​Iniciativa visa revitalizar a arborização da cidade por meio da substituição de árvores de espécies inadequadas e doação de mudas de espécies que convivem harmoniosamente com a rede elétrica e o cenário urbano

Em Paulínia, o projeto Arborização mais Segura, da CPFL Paulista, planeja substituir 400 árvores e plantar mais de 7.000 mudas de porte e espécies mais adequadas para o contexto urbano, reduzindo interferências nas redes elétricas e aumentando a segurança para a população.

A iniciativa da CPFL Paulista e da Prefeitura Municipal pretende revitalizar a arborização do município e tornar a vegetação mais bem adaptada à convivência harmônica com a infraestrutura da cidade, que passará a ter uma arborização que convive melhor com as estruturas urbanas.

A cobertura vegetal da cidade é revitalizada de forma organizada pela companhia, minimizando os riscos envolvendo a rede elétrica, de água, esgoto, telefonia, calçamentos, iluminação pública, entre outros. Assim, os riscos de acidentes com a população ficam menores, seja por queda de árvores ou raízes que tragam riscos.  

Por meio de convênio com as Prefeitura, a CPFL Paulista identifica e substitui as árvores incompatíveis, promovendo o plantio de espécies com porte mais adequado. As mudas doadas já possuem porte mínimo que garantam maior possibilidade de estabelecimento e menor risco de vandalismo.

Arborização + Segura
Atualmente, o projeto é desenvolvido em 59 cidades, com a doação de mais de 65 mil árvores no total e, além do compromisso de realizar a substituição das árvores, a distribuidora também realiza doações de novas mudas aos municípios e desenvolve ações de educação ambiental nas escolas.

Com a implantação do projeto Arborização + Segura, as árvores que oferecem riscos à população e à integridade das redes elétricas e outros equipamentos urbanos são identificadas por meio de um inventário realizado em parceria com a prefeitura.

Após criteriosa avaliação e autorização junto aos órgãos competentes, esses exemplares são substituídos gradativamente por novas espécies de porte mais adequado para o convívio harmônico com o contexto urbano.

A arborização das vias urbanas tem influência direta sobre a rede de distribuição de energia elétrica e a qualidade do fornecimento de energia. Em dias de temporais, com fortes ventos, grande parte das interrupções do fornecimento de energia é causada por quedas e/ou incidência de galhos e de árvores nas redes elétricas.

Para minimizar esse impacto, além do Programa Arborização + Segura, as distribuidoras da CPFL Energia também realizam podas preventivas para evitar riscos à segurança da população e danos à rede elétrica. As podas seguem rigorosos critérios técnicos para evitar agressões desnecessárias às árvores e são monitoradas por especialistas em meio ambiente.

O contato das árvores com a rede elétrica pode trazer consequências sérias como: 

  • Rompimento de condutores, com risco de acidentes com pessoas;
  • Risco de curto-circuito, com interrupção do fornecimento de energia, interferência no sistema de sinalização, desligamento da iluminação pública e comprometimento dos sistemas de segurança e danos aos equipamentos do sistema elétrico.

O projeto Arborização + Segura conquistou reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) por sua atuação em meio ambiente e escolhido para ser apresentado durante o SDG in Brazil – The role oftheprivate sector, em Nova Iorque (EUA), em evento realizado em outubro de 2018.