Início Notícias Cidades Paulínia é a 10ª melhor cidade do Brasil para realizar negócios

Paulínia é a 10ª melhor cidade do Brasil para realizar negócios

Levantamento da consultoria Urban Systems foi divulgado pela revista Exame e compreende municípios acima de 100 mil habitantes

Vista aérea de Paulínia: relatório da Urban Systems para Revista Exame aponta a cidade na 10ª posição para fazer negócios

Paulínia foi considerada a 10ª melhor cidade acima de 100 mil habitantes do Brasil para a realização de negócios. Além de Paulínia, mais cinco cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) foram ranqueadas entre as 100 melhores do País para investimentos: Campinas (9ª); Indaiatuba (29ª); Valinhos (47ª); Itatiba (49ª); e Hortolândia (59ª).

O levantamento feito pela consultoria Urban Systems e divulgado pela revista Exame, analisou 317 municípios acima de 100 mil habitantes, responsáveis por 70% do PIB (produto interno bruto) brasileiro; 62% das empresas; 72% dos empregos formais e 57% da população brasileira.

Foram avaliados 27 indicadores disponíveis em quatro eixos: desenvolvimento social, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Paulínia foi avaliada a 4ª cidade do País em Desenvolvimento Econômico; a 5ª em Desenvolvimento Social; 21ª em Infraestrutura; e a 33ª em Capital Humano.

Apesar das 12 trocas de prefeitos em 7 anos, mesmo assim, diversos fatores contribuíram para o resultado. O primeiro deles é o incentivo oferecido pelo município para a instalação de novas empresas. Concessão de áreas e redução fiscal são alguns dos atrativos.

O segundo é que Paulínia tem um excelente ambiente para os investimentos em negócios. Além do polo petroquímico, investimos na diversidade econômica do nosso município, para gerar emprego e renda para a população.

Em todo o ano passado, foram registradas aberturas de 1.137 novas empresas no município. Neste ano, até 15 de outubro, foram 925 novos estabelecimentos registrados no cadastro da prefeitura.

O terceiro é a oferta de qualificação para a mão de obra local. A ETEP (Escola Técnica de Paulínia) e o CEMEP (Centro Municipal de Ensino Profissionalizante) oferecem cursos técnicos em química e informática, tanto para estudantes do ensino médio quanto para aqueles que já concluíram.

Com tudo isso, Paulínia obteve saldo positivo na geração de empregos formais, mesmo diante da crise. De janeiro a agosto, foram 1.194 novas vagas criadas, segundo o Ministério do Trabalho – mais do que o total de demissões.

O município também tem um rigoroso controle sobre as contas públicas. Um decreto regulamentou o contingenciamento das despesas em razão da queda na arrecadação gerada pela crise.

Na área social, Paulínia tem diversos programas que buscam resgatar a dignidade humana. Entre eles estão o Renda da Família, Renda Alimentação e o Bolsa Amamentação, que oferecem auxílio financeiro a pessoas carentes.

Além disso, o município dispõe de boa infraestrutura urbana (água, esgoto e asfalto) e é cercado de rodovias (Zeferino Vaz (SP-332), Dom Pedro 1º, Anhanguera e Bandeirantes) e o aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas. A cidade também está a quase 200 quilômetros do Porto de Santos. 

Refinaria de Paulínia (Replan): é a maior refinaria em capacidade de processamento de petróleo: 69 mil m³/dia, o equivalente a 434 mil barris

Outros resultados
A mesma consultoria Urban Systems já incluiu Paulínia na lista das “cidades mais inteligentes” do Brasil. O município obteve 1º lugar na área da segurança (ranking da região Sudeste) e governança e economia (cidades com até 100 mil habitantes).

O presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção, afirmou à revista Exame que as cidades que se destacaram são os lugares onde as empresas e as pessoas querem estar.