Início Destaques Paulínia inicia cadastro para castração e microchipagem gratuita de animais

Paulínia inicia cadastro para castração e microchipagem gratuita de animais

O cadastramento começa no dia 2 de abril, via e-mail; assim que passar o enfrentamento do coronavírus, castramóvel vai percorrer os principais bairros da cidade

A Prefeitura de Paulínia vai iniciar, no próximo dia 2, cadastro para castração e microchipagem gratuita de animais domésticos. Onde cães e gatos terão implantados, sob a pele, um chip que trará dados de identificação, como nome e endereço dos donos.

Devido às ações de enfrentamento ao avanço do coronavírus (Covid-19), as inscrições estão sendo feitas online, via e-mail. A ficha de inscrição está disponível na área da Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, no site oficial da Prefeitura http://www.paulinia.sp.gov.br/frmDownloads.

Para solicitar a castração, o tutor deve observar as seguintes orientações: os animais devem ter idade entre 60 dias e 8 anos; os animais precisam estar em boas condições de saúde e limpos, sem a presença de pulgas e carrapatos; são prioridade os animais sem raça definida (vira-latas); gatas e cadelas no cio ou prenhes não poderão ser castradas; cães acima de 30 quilos, ou obesos, não poderão ser castrados.

Segundo o prefeito Du Cazellato (PSDB), os animais serão castrados e microchipados para o controle da população de cães e gatos do município. “Essa ação é muito importante para controlarmos a reprodução desordenada desses animais, preservando a saúde deles e também da população”, afirmou o prefeito.

Todos os munícipes podem fazer inscrição, porém, terão prioridade animais de famílias de baixa renda, animais resgatados ou com risco à saúde, protetores de animais, associações protetoras e ONGs.

Castramóvel – Assim que passar a pandemia,  a castração e a microchipagem serão realizadas em uma unidade móvel, chamada de castramóvel, levando o serviço aos bairros, principalmente os mais distantes do centro da cidade. A castração é uma ferramenta importante no controle reprodutivo de cães e gatos do município.

As dúvidas podem ser tiradas através do e-mail castracaopaulinia@paulinia.sp.gov.br ou pelo 156.