Início Destaques Paulínia inicia testagem em massa da população para Covid-19

Paulínia inicia testagem em massa da população para Covid-19

Desde o 1º de junho, Paulínia iniciou a testagem em massa da população para Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é realizar 1000 testes por semana.

Antes, apenas quem apresentava os quatro sintomas: coriza, tosse, febre e falta de ar era testado. Agora, o munícipe que estiver com febre ou problemas respiratórios será testado na UBS mais próxima de sua residência e, tendo o resultado positivo, todos seus familiares passarão por avaliação, desde que residam no mesmo imóvel.

Em paralelo, outra frente de trabalho segue testando os funcionários públicos que trabalham no Paço Municipal, visto que diversos servidores municipais testaram positivo e circularam entre as secretarias e departamentos, além de manterem contato com quem está na linha de frente, composta por Guarda Municipal, Defesa Civil, Assistência Social e Saúde.

Até o dia 26 de maio, 1095 pessoas tinham feito o teste rápido, sendo 601 munícipes e 494 servidores de diversos serviços, principalmente os que trabalham em linha de frente no combate à pandemia.

Caso a pessoa teste positivo. Qual o procedimento?
Todos os servidores municipais e munícipes que estão realizando o exame e recebendo o resultado positivo recebem acolhimento médico, passam a ser monitorados pela Vigilância Epidemiológica e serão encaminhados para recuperação em casa por 7 dias.

Familiares dos casos positivos também serão testados pela Secretaria de Saúde, desde que residam na mesma moradia, independentemente de estarem com sintomas ou não.

A Prefeitura de Paulínia comprou 20 mil testes rápidos para Covid-19 no início de abril. Num primeiro momento, apenas munícipes com os quatro sintomas estavam sendo avaliados, além de servidores da Saúde, Segurança, Assistência Técnica e Defesa Civil.