Início Notícias Cidades Paulínia NÃO terá transporte gratuito neste domingo, dia 27

Paulínia NÃO terá transporte gratuito neste domingo, dia 27

Prefeitura autoriza empresa a suspender serviço de transporte público; segunda–feira, dia 28, não haverá aula na Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Paulínia autorizou a Empresa Passaredo, responsável pelo sistema de transporte urbano municipal, a suspender o serviço de transporte público no domingo, dia 27, em virtude da falta de combustíveis.

A medida foi anunciada pela Prefeitura na tarde desta sexta-feira (25), após reunião na Secretaria Municipal de Transportes de Paulínia, a SMTRANS.

O sistema de transporte urbano municipal, operado pela empresa Passaredo, conta atualmente com 49 veículos e 14 linhas. Tem uma média de aproximadamente 32 mil passageiros por dia.

Neste sábado, 26 de maio, a circulação será com o horário e frota (27 veículos) do funcionamento que normalmente ocorre aos domingos. No domingo, 27 de maio, não haverá atendimento.

A partir de segunda-feira, dia 28
Já na segunda-feira, dia 28, o período de circulação será diferente do normal. Até às 9h da manhã, considerado horário de pico, será normal, depois dependerá da quantidade de combustível que ainda restar nos tanques. 

As linhas Betel, Replan e Parque das Árvores não sofrerão alterações no momento. Para o transporte universitário, a frota irá circular normalmente na segunda-feira, dia 28.

Serviços essências estão garantidos
Pela previsão da Secretaria de Transportes, a frota de veículos que atende viaturas da Guarda Municipal, a GM, ambulâncias, carros do Corpo de Bombeiros, carros oficiais, e a demanda da Administração Municipal está garantida, uma vez que é abastecida em tanques de armazenamento municipal.

Situação complicada
Já os veículos que utilizam diesel a situação pode se complicar. “No barracão existem três tanques com capacidade de armazenagem de 10 mil litros cada e hoje temos aproximadamente 8,185 litros de etanol, 1,8 mil  litros de gasolina e 503,30 litros de diesel. Este volume dura apenas 7 dias”, informou Rogério Rezende da Silva, chefe da Divisão de Fiscalização e Transporte da SMTRANS.

Cartão para rede credenciada de postos
Para amenizar o problema da falta do diesel, a Secretaria providenciou um cartão para que os veículos abasteçam numa rede credenciada de postos, desde quinta-feira, dia 24. Para não correr riscos a partir de hoje, as ambulâncias, vans da saúde e os veículos do Corpo de Bombeiros já estão com os tanques cheios com previsão até segunda-feira, 28 de maio.

No entanto, por causa da greve, há falta de gasolina comum, aditivada, etanol e diesel em vários postos da cidade e da região e isso deve afetar o abastecimento desta frota dependente do diesel, depois da segunda-feira.

Transporte Escolar
O transporte escolar municipal do projeto “Canarinho”, conta com 54 veículos da Passaredo, 116 da Sancetur e 38 da empresa Smile. O universitário é realizado pela Smile e também está garantido até a próxima segunda-feira, dia 28.

Sexta-feira, frota já circulou com menos ônibus
O mesmo atendimento será para as empresas Sancetur e Smile que igualmente atendem os alunos da rede. Nesta sexta-feira, dia 25 de maio, a frota já circulou com menos ônibus fora dos horários de pico e não foram registradas ocorrências.

Segue a programação do Transporte Público do Município
Dia 28 (segunda-feira): das 4h30 às 9h (atendimento normal)
Dia 27 (domingo): não haverá atendimento
Dia 26 (sábado): o atendimento funcionará com o horário de domingo.
Dia 25 (sexta-feira): das 4h30 às 8h (atendimento normal); das 8h às 16h (frota com horário reduzido); das 16h às 20h (atendimento normal), após as 20h redução gradativa da frota.