Início Notícias Ambiente Paulínia ocupa o 21° lugar na universalização do saneamento da Abes

Paulínia ocupa o 21° lugar na universalização do saneamento da Abes

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Paulínia, inaugurada em junho de 2007

Paulínia, município da região metropolitana de Campinas, ocupou o 21° lugar entre os melhores municípios do País no ranking da universalização do saneamento feito pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) na edição 2019. Os dados são referentes às cidades com mais de 100 mil habitantes. A cidade atingiu o total de 497,10 pontos de um total de 500 no estudo intitulado “Rumo à Universalização”.

O Ranking Abes apresenta o percentual da população das cidades brasileiras com acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto e de resíduos sólidos, além de aferir o quanto de esgoto recebe tratamento e se os resíduos sólidos recebem destinação adequada. Desse modo, permite identificar o quão próximos os municípios estão da universalização do saneamento.

Dos 5 quesitos pesquisados: abastecimento de água e destinação adequada obtiveram 100% de aproveitamentos, coleta de esgoto 99,91%, coleta de resíduos sólidos obtive 99,91% e tratamento de esgoto 97,28%. Em relação à taxa de internação, por exemplo, Paulínia ficou em 22%.

Na categoria “Rumo à Universalização”, a nota alcançada deveria ser igual ou superior a 489 pontos, com pontuação máxima de 500 pontos. Na região somente Hortolândia alcançou a 3ª posição com 498,83 pontos. O saneamento nas duas cidades (Paulínia e Hortolândia) é gerenciado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

A edição 2019 reúne 1.868 municípios, representando 68% da população do país e mais de 33% dos municípios brasileiros que forneceram dados ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS1). O documento completo pode ser consultado no site da ABES no link: http://abes-dn.org.br/pdf/Ranking_2019.pdf.

O ranking traz ainda uma correlação entre a pontuação total alcançada pelos municípios e a taxa de internação por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado. Os dados foram obtidos do DATASUS do Ministério da Saúde. Para todas as bases foi considerado 2017 como ano de referência.

INVESTIMENTOS – A Sabesp informa que para Paulínia estão previstos investimentos para a ampliação da estação de tratamento de esgotos do município, além de obras de implantação de rede coletora no distrito de Betel e de estações elevatórias e linhas de recalque no Parque da Represa. No total serão mais de R$ 60 milhões de reais investidos em esgoto, mediante a assinatura do contrato, que atualmente está em tratativas entre a Sabesp e a Prefeitura.