Início Destaques Paulínia organiza Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças...

Paulínia organiza Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, vai promover a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma série de ações para abordar um tema tão importante em nossa sociedade.

A pasta promoverá três caminhadas em prol da campanha, buscando mobilizar a população e disseminar as informações sobre o assunto, a fim de combater o abuso às crianças e adolescentes. Na segunda-feira, dia 16, às 09h, abertura no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), um encontro com usuários do serviço. Das 9 às 12h, CRAS Monte Alegre e das 14h às 17h, no CRAS João Aranha.

Além disso, na terça-feira, dia 17, das 09h às 12h, na Sala de Imprensa do Paço Municipal, Encontro Jovens Líderes, com alunos das Escolas Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, Adélia Cristina Borgato Gryszezenko e Dr. Francisco de Araújo Mascarenhas.

Na quarta-feira, dia 18, das 8h30 às 12h, na Sala de Imprensa do Paço Municipal, II Seminário Municipal de combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, palestra com Pedro Silva, do Instituto Alana e apresentação do Comitê Gestor Intersetorial.

Já na quinta-feira, dia 19, das 9h às 12h, Encontro Jovens Líderes, com alunos do Núcleo Habitacional José Paulino Nogueira, Porphyrio da Paz e Parque dos Servidores.

Para fechar a semana, sexta-feira, dia 20, das 8h às 12h, com apresentação de Cine debate, com alunos que participaram do Encontro Jovens Líderes, apresentação de hip hop e encerramento.

Lei Federal nº. 9.970/2000

No dia 18 de maio de 1973 aconteceu o caso “Caso Araceli”, como ficou conhecido. Neste crime, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no estado Espírito Santo. Seu corpo apareceu carbonizado seis dias depois e seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A partir disso, a data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, com a aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

Ainda em diversos lugares do Brasil e do mundo, casos semelhantes infelizmente ainda acontecem e com essa preocupação a Secretaria de Desenvolvimento Social está empenhada em combater a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes.