Início Notícias Cidades Paulínia pode ter surto de dengue, zika e chikungunya

Paulínia pode ter surto de dengue, zika e chikungunya

Alerta é do Ministério da Saúde que registrou no Município índices de 7,3% para infestação do Aedes aegypti

De acordo com o Ministério da Saúde, os municípios de Paulínia e Hortolândia na Região Metropolitana de Campinas, a RMC, estão em situação de risco para possíveis surtos de dengue, zika e chikungunya.

Nestas cidades foram registrados índices superiores a 3,9% para infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor das três doenças.

De acordo com o governo federal, o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), em Paulínia, foi de 7,3%; enquanto em Hortolândia houve registro de 4%.

Outros 12 municípios da RMC estão em situação de alerta, entre eles: Monte Mor, Sumaré e Campinas. Durante a pesquisa, o Ministério da Saúde encontrou a maior concentração de larvas em vasos e garrafas retornáveis dentro das residências.

Das 20 cidades da RMC, Paulínia faz divisa com os municípios de Cosmópolis(norte), Jaguariúna (leste), Campinas (sudeste), Sumaré (sudoeste), Nova Odessa (oeste), Holambra (nordeste) e Americana (noroeste).

 A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paulínia foi procurada, via e-mail, mas devido ao feriado do Padroeiro do Município não retornou. O espaço fica aberto para as considerações da Secretaria Municipal de Saúde.