Início Destaques Paulínia realiza 1095 testes rápidos para detecção da covid-19

Paulínia realiza 1095 testes rápidos para detecção da covid-19

Paulínia já aplicou 1.095 testes rápidos para detecção da covid-19 desde o dia 9 de abril. O município adquiriu 20 mil kits oriundos da China e homologados pelo Ministério da Saúde (MS), visando dar maior agilidade no tratamento de pessoas contaminadas com a doença.

Dos 1.095 testes, 494 foram aplicados em trabalhadores da saúde (Pronto Atendimento do Coronavírus, Hospital Municipal e outras unidades de saúde do Município) e 601 em pacientes monitorados com suspeitas da doença. Noventa e seis testes rápidos deram positivo.

De Acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, até agora já foram feitos 228 testes rápidos no Hospital Municipal e 86 nas unidades básicas de saúde (UBSs), com resultados entregues em até 15 minutos após a coleta. O levantamento foi fechado dia 26 de maio.

O teste rápido é indicado apenas pelo menos oito dias após o início dos sintomas, como febre e tosse. Não é recomendado para uso em toda a população, uma vez que não consegue diagnosticar o início da doença.

Dos 143 casos confirmados de covid-19 em Paulínia, 96 foram detectados por testes rápidos, já dos 278 casos descartados, 94 foram desconsiderados por meio dos testes.

Dúvidas, abaixo as perguntas e respostas da doença

Notícias de Paulínia – Como funciona o teste rápido?
Secretaria de Saúde – O teste rápido utiliza uma amostra de sangue para detectar a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM (marcador de doença recente) e o IgG (que pode permanecer circulando mesmo após o fim da doença, indicando possível imunidade).

Notícias de Paulínia – Qual a diferença do teste rápido e do PCR/Swab?
Secretaria de Saúde – O exame de PCR/Swab detecta material genético do vírus e deve ser realizado idealmente entre o terceiro e o sétimo dias de sintomas. O teste rápido detecta anticorpos produzidos pelo organismo após o contato com o vírus e, por isso, deve ser realizado no a partir de oito dias após o início dos sintomas.

Notícias de Paulínia – Quem pode fazer o teste rápido?
Secretaria de Saúde – O teste rápido é realizado em pessoas com sintomas respiratórios ou síndrome gripal e seus contatos domiciliares. Também estão sendo testados todos os profissionais da saúde e da segurança pública vinculados à Prefeitura Municipal de Paulínia, mesmo que assintomáticos.

Notícias de Paulínia – Fui ao Hospital/UBS com sintomas de Covid-19 e não fizeram o teste rápido. Por que isso aconteceu?
Secretaria de Saúde – O teste rápido deve ser realizado pelo menos oito dias após o início dos sintomas. Antes deste período a probabilidade de resultados falso-negativos (ou seja: não detectar pessoa doente) é alta, pois os anticorpos podem estar presentes em quantidades muito pequenas, não detectadas pelo exame. Considerando os resultados de sensibilidade e especificidade do teste rápido adquirido pela PMP, foi optado por realizar este exame a partir do 14o dia de doença para aumentar a performance diagnóstica do teste.

Notícias de Paulínia – Fiz o teste rápido e o resultado deu positivo para Covid-19. Por que me solicitaram a realização de um segundo exame?
Secretaria de Saúde – Existe a recomendação de realizar um segundo exame no caso das pessoas assintomáticas com teste rápido com detecção apenas do IgM reagente para confirmação do resultado, visto que podem ocorrer reações cruzadas levando a resultados falsopositivos.

Notícias de Paulínia – Fiz o teste rápido e o resultado deu IGM positivo. O que isso significa?
Secretaria de Saúde – O IgM é um anticorpo que está associado a doença recente. No caso do Covid-19 pode surgir nos primeiros dias após o início da doença e pode continuar a ser detectado por algumas semanas, mesmo após a recuperação clínica.

Notícias de Paulínia – Fiz o teste rápido e o resultado deu IGG positivo. O que isso significa?
Secretaria de Saúde – O IgG é um anticorpo que é produzido durante a doença aguda e pode persistir por longos períodos. No caso do Covid-19 ainda não se sabe se este anticorpo traz imunidade protetora duradoura.

Notícias de Paulínia – Tive contato com caso suspeito ou confirmado de Covid-19. Devo procurar a rede de saúde para realização de teste rápido?
Secretaria de Saúde – Toda vez que um caso suspeito é atendido na rede pública de Paulínia, ele passa a ser monitorado por telefone pela equipe da Saúde. Durante este monitoramento os contatos domiciliares são identificados e acompanhados também. A própria equipe da saúde entra em contato para agendar os exames. É Essencial manter os números de telefone atualizados.