Início Notícias Ambiente Paulínia registra chuva de 60 milímetros em 45 minutos

Paulínia registra chuva de 60 milímetros em 45 minutos

Paulínia apresentou um volume de chuvas de 60 milímetros (mm) em 45 minutos, na tarde desta quinta-feira, 2. As informações são da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDEC). A previsão é válida até esta sexta-feira, 3. O alerta deve-se a passagem de uma nova frente fria sobre o Estado.

Foi registrado quedas de árvores, de poste e alagamentos em vários pontos da cidade, tais como na Rua São Bento, Avenida José Paulino – próximo ao Supermercado Assai e ponte do Rio Atibaia -, Avenida Osvaldo Batista Piva, nas duas pistas sentido Monte Alegre/Bom Retiro/Monte Alegre, Avenida Paulista, Avenida João Aranha e nos bairros Bom Retiro, São José, Morro Alto, Cooperlotes e Monte Alegre (Poliesportivo).

Nenhuma morte foi registrada. Na manhã desta sexta-feira (3), as equipes da Defesa Civil continuam nas ruas servindo aos paulinenses. Funcionários do Consórcio Paulínia Sempre Limpa seguem trabalhando retirando lama, galhos, lixo e outros resíduos.

Segundo dados meteorológicos, Paulínia e outras cidades vizinhas poderão, nas próximas horas, ter pancadas volumosas de chuvas, podendo vir acompanhas de ventos, descargas elétricas e, inclusive, condição para granizos.

A Defesa Civil de Paulínia iniciou, no dia 1º de dezembro, a “Operação Verão 2020”. Voltada para a prevenção, a operação vai até o final de março, quando as chuvas começam a ficar mais escassas, marcando o início das estações outono e inverno.

Uma lei municipal de 2009 regulamentou a realização da “Operação Verão”. A lei prevê diversas ações municipais caso a cidade registre algum evento causado pelo excesso de chuvas e ventos fortes.

De acordo com relatório do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Paulínia registra baixa suscetibilidade natural para ocorrência de deslizamentos. A única preocupação são enchentes no rio Jaguari, mas há monitoramento constante.

Em Paulínia, a Defesa Civil funciona 24 horas por dia, todos os dias, com equipes treinadas para atender a todo o tipo de ocorrência, desde queda de árvore até destelhamento por vendaval, enchentes, inundações e deslizamentos. O telefone para atendimentos da Defesa Civil em Paulínia é 199 ou (19) 3874-1516.