Início Destaques Paulínia registra segundo caso suspeito de Coronavírus

Paulínia registra segundo caso suspeito de Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que nesta sexta-feira (31/1) um segundo caso suspeito de Coronavírus envolve uma moradora de 30 anos de Paulínia, que já está em isolamento domiciliar, assim como toda sua família. Ela, profissional de saúde, trabalha no hospital particular de Campinas que atendeu o empresário paulinense de 45 anos, primeiro caso suspeito.

O homem também suspeito de portar o Coronavírus encontra-se com quadro estável. O paciente esteve na China e após desembarcar no Brasil apresentou febre, tosse, coriza e dificuldades para respirar. Ele foi atendido em serviço privado e permanece em isolamento domiciliar, aguardando resultados dos exames.

Nesta sexta, a Secretaria Municipal de Saúde criou um Comitê de Gestão, chefiada pelo médico Fábio Alves (secretário de Saúde), onde se reuniu com todos os gestores da rede, com o gabinete do prefeito e determinou as seguintes ações:

– Uma equipe composta por profissionais da Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica visitou todas as unidades da rede municipal de Saúde, para informar como os servidores deverão proceder caso algum munícipe compareça no local com os sintomas;

– A Secretaria de Saúde mantém contato direto com a Vigilância Epidemiológica Estadual, Departamento Regional de Saúde, com as clínicas médicas locais e com o hospital privado existente em Paulínia, para troca de informações em tempo real;

– Foi estabelecido um protocolo de atendimento para as Unidades Básicas de Saúde e para o Hospital Municipal de Paulínia;

Haverá reforço na Vigilância Epidemiológica do Hospital Municipal;

– Núcleos de apoio e regulação do Hospital de Paulínia irão atuar durante o final de semana;

 – O secretário de Saúde doutor Fábio Alves mantém contato com os dois casos suspeitos e suas respectivas famílias, para garantir a segurança e privacidade de todos.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça as dicas de prevenção:

– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;

– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

– Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Canais oficiais do Governo do Estado de São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo lançou nesta sexta-feira (31) um hotsite com orientações sobre o coronavírus: http://saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/. A iniciativa visa facilitar e agilizar o acesso a conteúdos oficiais e atualizados sobre a circulação do vírus e, especialmente, as ações estaduais focadas na prevenção, assistência e diagnóstico de casos.

Hotsite Coronavírus: http://saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/
Portal do Governo: saopaulo.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/governosp
Twitter: https://twitter.com/governosp
Instagram: https://www.instagram.com/governosp
Flickr: flickr.com/governosp
SoundCloud: soundcloud.com/governosp
Vimeo: vimeo.com/governosp
WhatsApp: Para receber textos, áudios, fotos e vídeos via WhatsApp, envie mensagem com nome completo, veículo de comunicação, e-mail e nº de telefone celular para (11) 95492-7135.

Canais oficiais da Secretaria da Saúde

Portal da Saúde: www.saude.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/spsaude/
Twitter: https://twitter.com/spsaude_
Instagram: https://www.instagram.com/saude_sp/

 

COMPARTILHAR