Início Destaques Paulínia se destaca em ranking nacional de competitividade de municípios

Paulínia se destaca em ranking nacional de competitividade de municípios

A cidade ficou em 18° lugar entre as melhores do Brasil, e dentro das 405 principais do país; entre 100 a 150 mil habitantes, o município está em terceiro lugar

Paulínia ficou em 18° lugar em ranking nacional de competitividade de municípios. Entre as cidades que possuem de 100 e 150 mil habitantes, o município está em terceiro lugar. O estudo foi feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e o levantamento realizado pela startup Grove em parceria com o Sebrae.

O ranking foi lançado nesta quinta-feira (19) em São Paulo pelo Centro de Liderança Pública, renomada instituição que trabalha nas resoluções dos desafios da administração pública dentro do Brasil, bem como, também, na formação de lideranças nessa área.

O estudo avaliou 405 cidades do Brasil, analisando 55 indicadores. De forma geral, ele mede um compilado de indicadores de cidades. Com os dados, é possível geral um cenário bastante fidedigno em relação a situação dos municípios brasileiros.

“Em 13 meses já avançamos resolvendo diversos problemas do passado. Nos próximos quatro anos, vamos avançar ainda mais, para que Paulínia possa crescer de forma sustentável gerando oportunidades para todos”, observa o prefeito Du Cazellato (PL), nas redes sociais.

O Ranking de Competitividade dos Municípios é visto como uma ferramenta bastante útil para tomadas de decisão na administração pública, sendo importante, também, para o setor privado. Entre outras coisas, possibilita melhorias no serviço público, bem como atrai empresas, trabalhadores e estudantes para viverem e auxiliarem no desenvolvimento das localidades.

O Ranking de Competitividade dos Municípios

Para adequar os pilares à realidade dos municípios brasileiros, mais focados nos serviços públicos entregues à população, o Ranking de Competitividade dos Municípios possui pilares diferentes do Ranking de Competitividade dos Estados. São 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos e 3 dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras.

Os pilares são: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

Os recortes e as estruturas do novo ranking também são diferentes. Com o objetivo de alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos 405 municípios mais populosos do país, com mais de 80 mil habitantes.

No estudo, conforme detalhado no apêndice metodológico, as notas variam no intervalo de 0 a 100, no qual quanto maior a nota obtida, melhor a performance municipal na correspondente municipal característica em análise. Os 3 estados com maior número de municípios no estudo pertencem à região Sudeste do Brasil: São Paulo com 95 municípios, Minas Gerais com 45 e, por fim, Rio de Janeiro com 33.