Início Notícias Cidades Paulínia tem 5 casos de sarampo e mais 18 aguardando confirmação

Paulínia tem 5 casos de sarampo e mais 18 aguardando confirmação

Todos são em crianças menores de quatro anos. UBS’s continuam com vacinação contra a doença

Vacina tríplice viral deve ser aplicada em crianças de 6 meses a menores de 1 ano

Dados atualizados da Secretaria de Saúde de Paulínia indicaram cinco casos confirmados de sarampo na cidade. Todos eles são em crianças: um menino de três anos do Jardim Flamboyant, um menino, também de três anos, morador do Jardim Leonor, uma menina de um ano do bairro Morumbi e mais duas bebês, de 10 e 11 meses, que residem no Bom Retiro e no Jardim América.

Em dois dos casos, nos meninos de três anos, eles já tinham sido vacinados e mesmo assim contraíram a doença. Todos se recuperam em casa, sem complicações. Outras 18 pessoas que apresentaram os sintomas estão aguardando o resultado dos exames para confirmação.

A orientação é para que pais e responsáveis imunizem o quanto antes suas crianças, principalmente as que possuem entre 6 meses a menores de 1 ano, consideradas as mais vulneráveis à doença. Para isso, as Unidades Básicas de Saúde do município disponibilizam as doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Não é necessário agendamento.

A aplicação da chamada “dose zero” visa proteger as crianças e não será contabilizada no calendário nacional de vacinação da criança, ou seja, os pais ou responsáveis também deverão levar as crianças aos postos para receber a tríplice viral aos 12 meses e também aos 15 meses para aplicação do reforço com a tetraviral, que protege também contra varicela.

Após a aplicação da “dose zero”, é preciso aguardar pelo menos 30 dias para aplicação da tríplice aos 12 meses, como prevê o calendário.

Em adultos
Crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter pelo menos duas doses da vacina contra o sarampo. Acima desta faixa, até 59 anos, é preciso ter pelo menos uma dose. Não há indicação para pessoas com mais de 60 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus, no passado.

Sintomas e prevenção
O sarampo é uma doença infecciosa causada por um vírus, que é transmitido de uma pessoa para a outra por meio de secreções (espirro, beijo etc.). Os principais sintomas do sarampo são: febre, manchas avermelhadas pelo corpo, coceira, tosse, coriza e conjuntivite. A recomendação é que a pessoa que apresente febre, manchas e um ou mais dos demais sintomas vá ao médico, em especial as crianças, que têm o sistema imunológico mais frágil.

A principal forma de prevenir a doença é a vacinação. A tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, e a tetraviral, que também evita a catapora, estão disponíveis nos postos de saúde.

COMPARTILHAR