Início Notícias Cidades Paulínia tem a maior média salarial da RMC

Paulínia tem a maior média salarial da RMC

Vista Panorâmica de Paulínia: Jardim América, Região Sul

Em Paulínia, o trabalhador recebe, em média, 49,9%, acima de três salários mínimos (mais de R$ 2.862,00). É a melhor remuneração da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que abrange 20 cidades.

Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho. O Rais aponta que em 2017, 88,6% dos trabalhadores ganham abaixo de três mínimos.

O Município é seguido pelas cidades de Hortolândia e Sumaré. Em Hortolândia, o índice é de 42,9% e em Sumaré é de 38,63%. Na contramão estão Morungaba, Pedreira e Holambra. Morungaba tem 13 mil habitantes.

RMC – Mais de 3 salários mínimos (%)
Paulínia:                                  49,4%
Hortolândia:                             42,95%

Sumaré:                                  38,63%
Campinas:                               35,4%

Jaguariúna:                            33,8%
Valinhos:                                 33,16%

Vinhedo:                                 32,9%
Indaiatuba:                              32,4%

Monte Mor:                             31,3%
Nova Odessa:                          30,2%

Americana:                             29,26%
Cosmópolis:                             29,1%

Itatiba:                                   28,1%
Santa Bárbara d’Oeste:            27,17%

Engenheiro Coelho:               25,07%
Artur Nogueira:                       23,54%

Santo Antônio de Posse:      21,34%
Holambra:                              18,96%

Pedreira:                               16,09%
Morungaba:                            11,3%

O professor de economia da PUC-Campinas, Roberto Brito de Carvalho (foto) destaca que a pequena diversidade de atividade econômica e a falta de indústrias explica os baixos salários em Morungaba, Pedreira e Holambra. “Às vezes você tem até uma boa geração de riqueza na cidade, mas fica concentrada nas mãos de poucos. No caso de Holambra, isso está atrelado ao perfil da agricultura, que costuma pagar pouco. Em Pedreira, a atividade sempre esteve atrelada ao comércio, que paga menos que a indústria. E Morungaba não tem uma diversidade econômica”, aponta o professor.

Melhores salários
O economista da PUC destaca o setor industrial de Paulínia, que conta com a Replan, maior refinaria da Petrobras no Brasil, como um destaque. “A cidade tem uma receita importante, o que naturalmente leva a esse nível de remuneração mais elevada. Boa parte do funcionalismo público também tem um bom rendimento”.

Sobre Hortolândia, Carvalho destaca o desenvolvimento acelerado do município de 227 mil habitantes. “A cidade tem adotado políticas para receber em seu território grandes empresas, sobretudo multinacionais. O município conta com indústria farmacêutica, tecnológica, e isso tem melhorado o rendimento dos trabalhadores”, explica.