Início Destaques Paulínia terá vacinação contra sarampo neste sábado, 30

Paulínia terá vacinação contra sarampo neste sábado, 30

Todas as UBS’s estarão abertas neste sábado, dia 30; foco é imunizar adultos entre 20 e 29 anos

Neste sábado (30), os moradores adultos de Paulínia entre 20 e 29 anos poderão se imunizar gratuitamente contra o Sarampo. A ação de saúde será realizada nas 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), abertas em horário especial das 8h às 17h. Na UBS do João Aranha haverá uma unidade volante. Para participar, é necessário apresentar um documento com foto e, se tiver, a carteira de vacinação.

A prioridade da vacina é para adultos entre 20 e 29 anos, que ainda não tenham tomado as duas doses. Entretanto, quem ainda não tomou a vacina poderá aproveitar a oportunidade para se imunizar também. Nas UBS’s do Centro, Monte Alegre, Jardim Planalto e São José, serão feitos testes rápidos de HIV e sífilis como parte da “Campanha Fique Sabendo”.

Desde o dia 18, a Secretaria Municipal de Saúde promove em Paulínia campanha de imunização contra a doença, também voltada a jovens na faixa de 20 a 29 anos. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Quem estiver na dúvida se deve ou não tomar a vacina, a orientação é para que procurem as UBS’s com as respectivas carteiras de vacinação.

Dentre os sintomas do sarampo, estão febre e manchas avermelhadas pelo corpo. O vírus é transmitido pelo contato direto com pessoas infectadas, seja por meio de espirros ou pela fala. Por isso, é importante que bebês a partir dos 12 meses, adolescentes e adultos estejam protegidos, contribuindo para o combate dessa doença.

A ação é realizada com apoio do SUS (Sistema Único de Saúde) e do Ministério da Saúde.

SERVIÇO
Campanha de Vacinação contra o Sarampo
Locais: UBS Jd. Amélia, UBS Betel, UBS Centro I e II, UBS Cooperlotes, UBS Jd. Planalto, UBS Monte Alegre, UBS Parque da Represa e UBS São José, com posto volante na UBS João Aranha
Horário: das 8h às 17h.