Início Notícias Ambiente Período de estiagem exige atenção para evitar incêndios

Período de estiagem exige atenção para evitar incêndios

Fogo no entorno da Mata do Jardim Flamboyant, quinta-feira, dia 15. Equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil agiram rápido e controlaram o fogo, que não atingiu a mata

Ausência de chuvas favorece ocorrência de fogo em matas e florestas; saiba como prevenir com atitudes simples no dia a dia; atitudes da população são fundamentais para evitar risco de acidentes, principalmente no período de estiagem

Durante o inverno, Paulínia promove um conjunto de ações para prevenir incêndios, já que os riscos de ocorrências são maiores em razão do tempo seco e dos ventos. Chamada de Operação Corta Fogo, a ação é realizada anualmente, e capacita gestores, funcionários e voluntários do entorno de áreas verdes para atuar na prevenção, controle, monitoramento e combate ao fogo.

As atitudes da população também são fundamentais para evitar os riscos ocasionados pelos incêndios florestais, principalmente neste período do ano, marcado pela estiagem. Por isso, não jogue cigarros ou fósforos acesos nas rodovias.

Não faça fogueira ou queimada perto da rede elétrica, em dias quentes ou com ventos fortes. Além disso, soltar, fabricar ou vender balões é crime e pode causar muitos acidentes.

Sem controle e com incidência sobre qualquer forma de vegetação, os incêndios florestais prejudicam a vegetação, causam a morte de animais silvestres, aumentam a poluição do ar, diminuem a fertilidade do solo, além de oferecer risco de queimaduras, acidentes com vítimas e causar problemas de saúde na população.