Início Destaques Pesqueiros são fechados em Paulínia

Pesqueiros são fechados em Paulínia

Prefeitura realiza nova ação de fiscalização nos comércios locais

Todos os pesqueiros que estavam funcionados nesta Sexta-feira Santa (10), em Paulínia foram fechados, pois suas atividades não são permitidas de acordo com os decretos estadual e municipal. O espaço foi fechado com base em decretos que estabelecem medidas de controle da disseminação do novo coronavírus (Covid-19) na cidade, com os frequentadores sendo orientados a irem para casa.

Quando chegaram aos pesqueiros, agentes da Vigilância Sanitária e guardas municipais encontraram veículos estacionados e pessoas de várias idades, inclusive idosos, pescando em tanques. “Conversamos com eles, enfatizamos a necessidade do isolamento social e fechamos a área”, explicou um agente da Vigilância em Saúde do município. A ação foi deflagrada após recebimento de denúncias anônimas.

Ainda nesta sexta-feira, feriado nacional, nova operação de fiscalização foi realizada pela Prefeitura de Paulínia que vistoriou comércios nos bairros Bom Retiro, Parque dos Servidores, Cooperlotes, Jardim Flamboyant, Monte Alegre 1 ao 5, João Aranha, Betel, Cascata e João Aranha. Novas ações acontecerão nos próximos dias. 

A ação foi realizada pela Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e Defesa Civil, que percorreram juntos vários pontos da cidade, visando orientar, distribuir materiais informativos e checando as condições de higiene dos estabelecimentos que podem funcionar por serem serviços essenciais.

Aglomerações em pesqueiros ou em áreas verdes públicas, assim como em quaisquer espaços públicos e privados, estão expressamente proibidas enquanto vigorarem as medidas de restrição determinadas pela Prefeitura de Paulínia e pelo Governo do Estado de São Paulo, que decretaram estado de calamidade pública e quarentena por 15 dias.

O que determina o decreto do Estado?
O decreto nº 64.881, de 22 de março de 2020, estabelece quarentena de 15 dias para todos os municípios do Estado e define quais são os serviços essenciais à população, quais os não essenciais e como eles devem funcionar. A medida foi adotada de inibir a aglomeração de pessoas e controlar a proliferação do novo coronavírus.  O decreto nº 69.420 prorroga a quarentena por mais 15 dias, ou seja, até 22 de abril.