Início Notícias Cidades Petrobras reduz preço da gasolina nas refinarias e paulinenses aguardam reflexos nos...

Petrobras reduz preço da gasolina nas refinarias e paulinenses aguardam reflexos nos postos

Em Paulínia, onde funciona a Replan, maior refinaria da estatal, o litro da gasolina custa R$ 1,7979 desde a terça-feira, 11

Desde esta terça-feira, 11, a Petrobras pratica preços mais baixos na venda de gasolina nas refinarias. O combustível teve uma redução de 3% no litro e o valor comercializado pela Replan em Paulínia, a maior refinaria da estatal, é de R$ 1,7979. Já o preço do diesel foi mantido inalterado.

Essa é a segunda redução da gasolina no mês. No dia 1º de junho, a Petrobras reduziu o valor da gasolina em 7,16% e o do diesel em 6%.

O preço final ao consumidor, contudo, vai variar de acordo com o local de venda do combustível, pois sobre o valor entregue pelas refinarias incidem impostos municipais e estaduais, além do custo operacional, da mão de obra e da margem de lucro das empresas. Segundo a companhia, o valor da gasolina na refinaria equivale a 25% do total. Outros 16% são da distribuidora e dos postos, e 59%, de imposto.

Para o motorista de aplicativo Thiago Oliveira Damasceno, quanto antes os valores forem refletidos nas bombas, melhor. “Para quem trabalha com veículo como eu, essa é uma ótima notícia. Quanto mais rápido chegar essa redução, melhor. E que venham outras”, diz.

Na opinião do entregador Rogério Nunes Fonseca, os consumidores devem ficar de olho se os postos irão repassar os valores mais baixos. “Eu quero ver se realmente essa redução vai chegar até nós e se o valor da bomba vai ser condizente com a redução da Replan”, alerta.

A Petrobras ainda que decide sobre os preços dos combustíveis com base em fatores como a cotação internacional do petróleo e o câmbio, sistema em vigor desde setembro do ano passado.