Início Notícias Cultura Piet Schoenmaker, “embaixador” da Expoflora morre aos 75 anos

Piet Schoenmaker, “embaixador” da Expoflora morre aos 75 anos

Piet Schoenmaker, “embaixador” da Expoflora em Holambra

É com muita tristeza que a Expoflora comunica o falecimento de seu eterno “embaixador” Piet Schoenmaker, na noite deste sábado (dia 11/01), às 22h25, aos 75 anos, no Hospital Madre Theodora em Campinas (SP). Ele lutava contra um câncer. O velório acontecerá hoje (domingo, dia 12) partir das 13h no Parque da Expoflora. O sepultamento ocorre às 17h no Cemitério Municipal de Holambra.

Holandês de nascimento, mas brasileiro de coração, como costumava ressaltar, Petrus Wilhelmus Jozef Schoenmaker migrou com a família para o Brasil em outubro de 1959, quando tinha apenas 15 anos de idade. Trabalhou como agricultor na fazenda Terra Viva, de propriedade dos Schoenmaker, responsável pela introdução das primeiras flores em Holambra – os gladíolos, popularmente conhecidos como Palma de Santa Rita.

Para manter suas raízes, foi um dos mais importantes pesquisadores da música, da dança e do folclore holandês, repassados para as gerações seguintes por meio dos grupos de danças holandesas que formou na antiga colônia, hoje conhecida como Holambra, cidade que é a junção dos nomes Holambra, América e Brasil.

De costumes simples, vozeirão imponente e risada inesquecível, foi por meio do Grupo de Danças que Piet passou a ser conhecido pelo grande público. Com seu barulhento par de tamancos amarelos, andava por todo o parque conversando com o público e sendo assediado a cada instante para fotos e selfies pelos turistas que o cercavam pelo caminho, sob os olhares pacientes da esposa Ank. Nunca negou uma foto, um abraço, um beijo, um carinho para as pessoas de todas as idades que o requisitavam.

Assim se tornou o ícone, o símbolo, o embaixador da Expoflora. Para homenageá-lo, a organização da Expoflora e a Cooperativa Veiling de Holambra farão hoje, durante o seu enterro, uma Chuva de Pétalas especialmente para ele. Que a família Schoenmaker sinta-se acolhida e confortada pelo carinho e pelas orações de toda a nossa equipe.