Início Destaques Polícia Civil de Paulínia apreende 26 pássaros que seriam vendidos ilegalmente

Polícia Civil de Paulínia apreende 26 pássaros que seriam vendidos ilegalmente

Criadouro clandestino de aves silvestres é desarticulado no Residencial Vida Nova

A Polícia Civil de Paulínia e a equipe de fiscalização da Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Seddema) prenderam um homem por crime ambiental, na tarde desta quarta-feira (22), no bairro Residencial Vida Nova, região do João Aranha. Na propriedade, foram resgatados 26 pássaros da fauna brasileira, sendo algumas espécies ameaçadas de extinção.

Uma ação em conjunto entre o Setor de Investigação da Polícia Civil e Seddema, foram encontradas 26 aves nativas de espécies diversas, como trinca-ferro, sabiá, graúna, coleirinha, entre outras. O trinca e a coleirinha estão na lista de animais em extinção. 

As aves apreendidas foram encaminhas para um criador oficial, com registro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). As aves apreendidas passarão por avaliação para verificar se há condições de serem soltas em seu habitat.

O responsável pelo criadouro clandestino responderá processo criminal diante da justiça pelas infrações cometidas. Ele foi autuado administrativamente por infringirem o artigo 29 da Lei 9605/98 (Manter espécie em cativeiro).