Início Destaques Polícia Federal investiga movimentações financeiras atípicas em Paulínia

Polícia Federal investiga movimentações financeiras atípicas em Paulínia

Operação Brix Zero da PF investiga empresa que teria movimentado valores incompatíveis com sua capacidade financeira para combater evasão de divisas

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 26, a Operação Brix Zero, destinada a aprofundar investigações sobre grupo criminoso suspeito da prática dos crimes de evasão de divisas. O objetivo das buscas é identificar pessoas físicas e jurídicas envolvidas, a natureza das offshores e origem do dinheiro.

Nesta manhã estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Primeira Vara Federal em Campinas, sendo dois deles no município de Paulínia e dois no município de São Paulo.

As investigações se iniciaram com a constatação de que empresa registrada como produtora de aguardente, com sede fiscal em Caruaru (PE), teria aberto conta bancária no município de Paulínia (SP), na qual movimentou valores incompatíveis com sua capacidade financeira e com grande incidência de transações em espécie, chegando próximo a 15 milhões de reais no período investigado.

Parte considerável da quantia que passou pelas contas da empresa foi objeto de contratos de câmbio e remessas a empresas offshores sediadas em Hong Kong e China, sob a alegação de importação de máquinas e equipamentos. Todavia, informações obtidas no inquérito policial apontam que tais importações nunca ocorreram e que a empresa nunca registrou qualquer empregado.