Início Destaques Portal Eleições Limpas 2020 agora está aberto para o público

Portal Eleições Limpas 2020 agora está aberto para o público

Ferramenta checa idoneidade de fornecedores e prestadores de serviço contratados pelas campanhas

Desde segunda-feria (17/8), o eleitor ganha um recurso poderoso para se certificar que seu candidato observa os princípios éticos e legais. O Portal Eleições Limpas 2020, ferramenta tecnológica à disposição dos partidos políticos, dos candidatos e das autoridades para a checagem da idoneidade de fornecedores e prestadores de serviço contratados pelas campanhas, agora está franqueado a qualquer cidadão.

O portal, a partir da simples digitação do CNPJ ou do CPF, varre os bancos de dados e apresenta em uma única tela os dados relativos à pessoa jurídica ou pessoa física objeto da pesquisa. “Esse portal vai nos trazer a tão importante transparência”, declarou o procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, no dia 1º de julho, quando a primeira versão da ferramenta foi lançada oficialmente.

O procurador regional eleitoral, Sérgio Medeiros, destacou que a utilização da funcionalidade resultará em menos problemas para os partidos por ocasião da prestação de contas. Na opinião do secretário de Assuntos Eleitorais do MPSP, Luiz Fernando Rodrigues Pinto Junior, o portal ganha ainda mais relevância pelo fato de que “a rejeição das contas aponta para a anulação do resultado”. O promotor de Justiça da 1ª Zona Eleitoral, Fábio Bechara, destacou a cooperação de diversas instituições – Fiap, Instituto Ethos, Foccosp, MCCE, Transparência Internacional, OAB-SP e Insper – para que o projeto se materializasse.

As legendas que já aderiram ao compromisso por eleições limpas em São Paulo até o momento são: Democracia Cristã, Patriota, PCB, PDT, PSB, PTB, Rede, Republicanos, UP, PSD e PSOL.