Início Notícias Cidades Poste de energia pendurado causa riscos a motoristas e pedestres no balão...

Poste de energia pendurado causa riscos a motoristas e pedestres no balão do Seminário


Poste de energia pendurado causa riscos a motoristas e pedestres no balão no balão da Avenida Antônio Batista Piva, esquina com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro Jardim Flamboyant

CPFL Paulista informa que fará a substituição do poste nesta terça-feira, 5 de novembro

Há mais de uma semana, um poste de concreto pendurado e energizado causa riscos a motoristas e pedestres, no balão da Avenida Antônio Batista Piva, esquina com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro Jardim Flamboyant, em Paulínia, pendurado em um cabo de aço e em outros fios que corre o risco de cair.

A preocupação é ainda maior, porque o poste não tombou totalmente, ficando pendurado pela fiação, oferecendo risco aos pedestres que ainda passam pelo local, onde moram muitas crianças e idosos e é utilizada, também, como principal via de ligação dos bairros Monte Alegres, Cooperlotes, Bom Retiro, Primavera, entre outros. Por dia mais de 100 carretas cruzam o balão para abastecer a LSL Transportes, além de centenas de carros de passeio.

Em nota, a CPFL Paulista informa que fará a substituição do poste nesta terça-feira, 5 de novembro.  A companhia destaca que possui um programa estruturado de manutenção que prevê constantes inspeções em postes de sua responsabilidade. A substituição de postes, seja este de concreto ou de madeira, parte de uma avaliação técnica feita por profissional especializado. A distribuidora ressalta que faz os reparos ou a substituição do equipamento em caráter de urgência sempre que é constatado algum tipo de risco iminente à população ou ao sistema de fornecimento de energia.

Os acidentes de trânsito com quebra de postes afetam tanto os ocupantes do veículo em questão e seus familiares, quanto à população residente no entorno da ocorrência. Por esse motivo, o problema configura dano ao patrimônio público, constante no art. 163 do Código Penal Brasileiro.

Em alguns casos, os responsáveis pelos abalroamentos ou colisões de veículos que danificam as estruturas da distribuição de energia elétrica são identificados e respondem criminalmente.

Nestes casos, os infratores devem restituir os danos e, segundo a CPFL Energia, são considerados todos os custos associados aos materiais envolvidos e equipes atuantes na realização da manutenção e restabelecimento da energia elétrica. Quando não é possível identificar os responsáveis, a companhia acaba arcando com os custos e o prejuízo financeiro decorrente da quebra de postes.

Por que acontecem?
De acordo com as autoridades de trânsito, acidentes desta natureza acontecem, normalmente, pelos seguintes fatores: excesso de velocidade, más condições das vias, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falha mecânica e falta de atenção dos condutores como, por exemplo, o uso do celular ao volante e à falta de manutenção dos veículos.


Para identificar quebra de poste?
O conselho inicial é que as pessoas não se aproximem de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.

Serviços e Emergências
Além disso, a CPFL Paulista orienta seus clientes a entrarem em contato por meio de seu site (www.cpfl.com.br), no portal de Serviços Online, ou do aplicativo para celular “CPFL Energia” sempre que precisarem de atendimento ou observar pontos com necessidade de manutenção. Para lidar com as ocorrências, a companhia dispõe de equipes de plantão, que trabalham 24 horas. A companhia disponibiliza também a sua Central de Atendimento por telefone, no número 0800 010 10 10.

COMPARTILHAR