Início Destaques Prazo para se filiar a partido termina sábado; políticos buscam transexuais para candidaturas

Prazo para se filiar a partido termina sábado; políticos buscam transexuais para candidaturas

Termina neste sábado, dia 4 de abril, o prazo para filiação de pessoas a partidos políticos. A medida visa a proporcionar candidaturas para as eleições municipais de 2020, marcadas para acontecer em outubro. Somente após o pleito é que as filiações voltarão a acontecer normalmente.

Em Paulínia, a corrida dos partidos para atrair filiados e possíveis candidatos está grande. Mas os alvos principais dos partidos estão sendo mulheres transexuais, tudo em nome da identidade sexual, repercussão, notoriedade, abrangência e apelo na sociedade, principalmente entre minorias.

A youtuber transexual Paula Ferreira que se sentiu surpresa na semana passada ao receber investidas dos partidos políticos. “Não é a primeira vez que sou abordada por membros ou presidentes partidários para me candidatar a cargos políticos, mas esse ano realmente me surpreendeu, foram cinco convites de cinco partidos diferentes”, disse ela.

Ela contou que tem consciência de que os partidos procuram pessoas midiáticas, pessoas com lutas sociais e alguém que influencia para aumentarem a popularidade e também suprir uma cota exigida aos partidos.

“Se por acaso alguém tem todos esses quesitos, melhor ainda. Eu sempre dou a negativa da mesma forma: sou politizada, gosto de política, já faço trabalhos sociais, mas entendo que cada um tem sua posição no jogo da vida e a minha é de informar, ajudar e cobrar”, disse Paula.

Outra mulher trans que sempre tem seu nome cogitado pelos partidos é a jornalista Lara Pertille. Filha do ex-vereador Amauri Pertille, ela contou que sempre recebeu convites para concorrer a eleições e que sempre conversou com os partidos, mas que até agora não existiu uma proposta que realmente a possibilite de ajudar o próximo na política.

“Nunca foi meu sonho, e até agora não existiu uma proposta que realmente me possibilite ajudar o próximo. Eu nunca usei do meu sobrenome para construir minha carreira profissional, pelo contrário, sempre usei dos meus privilégios para abrir portas para as pessoas mais vulneráveis”, disse Lara.

A jornalista teve sua popularidade em alta quando apresentava um programa sobre política pelo Facebook, Entrelinhas. “O programa foi um divisor de águas para mim, fiz entrevistas maravilhosas e pude mostrar um debate político de qualidade. Sou muito grata a página Comunica Paulínia por ter sido tão corajosa de me dar essa oportunidade”, finaliza.

Comunicadora nata, a jornalista gosta mesmo é de falar com a grande massa. “Desde pequena eu sempre gostei de me comunicar com o povão. Minhas raízes estão em transformar pessoas, libertar corpos. Eu acredito que só com consciência política vamos transformar essa sociedade em mais justa e igualitária. Eu acredito no ser humano e na honestidade humana”.