Início Notícias Cultura Prédio do Cotuca recebe a Campinas Decor 2020

Prédio do Cotuca recebe a Campinas Decor 2020

Para marcar os 25 anos da Campinas Decor 2020, principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista, os trabalhos no antigo prédio do Cotuca (Colégio Técnico de Campinas), fechado desde 2014, não param. Os cerca de 65 espaços internos e externos serão assinados por alguns dos mais renomados profissionais do setor de Campinas e região.

Desde dezembro do ano passado já foram iniciadas diversas melhorias estruturais no prédio datado do início do século 20 e projetado por Ramos de Azevedo, localizado na Rua Culto à Ciência, na região central da cidade.

Além da organização e dos arquitetos, decoradores e paisagistas que participam do evento como expositores, o trabalho de conservação do prédio e preparação da mostra envolve um verdadeiro exército de profissionais, como pedreiros, pintores, marceneiros, eletricistas, entre outros.

Em horários de pico, o cenário de uma Campinas Decor chega a concentrar cerca de 500 pessoas trabalhando ao mesmo tempo. No total, a mostra irá gerar cerca de 1.500 empregos durante a fase de preparação e outros 100 durante seu funcionamento.

“Os profissionais participantes terão a oportunidade de integrar um projeto histórico, que além de marcar os 25 anos da Campinas Decor, irá recuperar e devolver para a cidade de Campinas este importante prédio, que poderá voltar a abrigar o Cotuca”, explica a diretora da mostra, Sueli Cardoso.

“Além disso, as características do imóvel, como o pé direito alto e os grandes espaços, fazem com que este seja o cenário perfeito para os profissionais soltarem a criatividade e mostrarem seus estilos de trabalho para os visitantes”, acrescenta Sueli.

O time de expositores, que começou a ser formado no final do ano passado, traz os  principais nomes do setor em Campinas e região. Podem participar tanto profissionais com experiência no mercado quanto recém-formados, que se encaixam na categoria Novos Talentos, com até três anos de formados.

De Paulínia: os arquitetos Suzy Castro e Gustavo Pigatto estarão com ambientes no Campinas Decor 2020, no antigo prédio do Cotuca (Colégio Técnico de Campinas). Ela vai transformar uma das salas do prédio num Hall Acolhedor, enquanto que Gustavo é responsável pelo loft Morada Brasileira

Tradição em recuperação do patrimônio público

Construído no início do Século 20 e localizado no número 177 da Rua Culto à Ciência, bairro Botafogo, região central da cidade, o complexo do Edifício “Bento Quirino” foi cedido pela Secretaria de Educação para uso da Unicamp e de 1967 a 2014 abrigou o colégio.

Trata-se uma grandiosa construção tombada pelo Patrimônio Histórico, de orientação eclética de tendência neoclássica, projetada pelo engenheiro‑arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851‑1928), considerado responsável pela introdução de novos conceitos para a organização da arquitetura escolar à luz dos ideais de ensino republicanos.

Após a realização da mostra e o trabalho de recuperação que será executado pela organização, expositores, patrocinadores e fornecedores, o colégio voltará a funcionar no local e a expectativa é de que isso aconteça já em agosto de 2020.

Das 25 edições, será a nona edição da Campinas Decor 2020 a ser realizada em um prédio de propriedade pública e a terceira em parceria com a Unicamp. Veja abaixo:

– Cotuca – Colégio Técnico de Campinas (2020) – Unicamp
– Colégio Ateneu (2019) – Unicamp
– Fazenda Argentina (2018)
– Casa de Vidro (2016),
– Estação Cultura (2011)
– Instituto Agronômico de Campinas (2009 e 2010)
– Estação Guanabara (2008) – Unicamp
– Casarão do Lago do Café (2003)

COMPARTILHAR