Início Notícias Cidades Prefeito inaugura UBS Cooperlotes, mas funcionamento só em 30 dias

Prefeito inaugura UBS Cooperlotes, mas funcionamento só em 30 dias

Conselheiros de Saúde não foram convidados; obras fazem parte do programa da Secretaria de Estado da Saúde, com investimento de R$ 3,5 milhões na unidade

O prefeito Antonio Miguel Ferrari, o Loira (DC) entregou provisoriamente nesta terça-feira, 19, o prédio da UBC (Unidade Básica de Saúde) Cooperlotes, região do bairro Bom Retiro. A UBS Cooperlotes começou a ser construída em julho/2017 e está sendo entregue em fevereiro de 2019.

A obra faz parte do Programa Saúde em Ação, parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, e recebeu investimento de R$ 3,5 milhões, incluindo a construção e equipamentos. Ela fica num terreno de aproximadamente 2200 m² de área, 680m² de área construída. O terreno foi cedido pela Prefeitura de Paulínia.

“Estamos aqui inaugurando uma nova UBS Cooperlotes que mais parece um pequeno hospital. Paulínia está investindo cada vez mais em saúde”, declarou Loira.

O secretário de Saúde Luís Carlos Casarin enfatizou que apesar da entrega do prédio, o funcionamento deve ocorrer em até 30 dias. “ Hoje estamos realizando um entrega temporária, pois faltam alguns equipamentos que serão fornecidos pelo Estado”.

Conselheiros não são convidados                   

Os conselheiros de Saúde de Paulínia não foram convidados para a entrega do novo prédio. O Notícias de Paulínia consultou 5 conselheiros e todos afirmaram que não recebeu nenhum convite, nem formal e muito menos informal. Mesmo sem convite, os únicos que marcaram presença foram Ronaldo Santos de Souza e José Bezerra Neto. Entre os vereadores Zé Coco (PV), Xandinho Ferrari (), José Soares (PRB) e Flávio Xavier (DC). Secretários da Saúde, Educação, Segurança e Transportes marcaram presença. O prefeito ainda não nomeou os representantes do governo.

Estrutura da UBS

A UBS Cooperlotes é uma Unidade básica de saúde do tipo 2, que conta com 6 consultórios (1 odontológico), sala de curativos, sala de vacinas, inalação, medicamentos, sala de atividades coletivas, entre outras, com capacidade para fazer até 180 atendimentos por dia.

A equipe que trabalhará na unidade é de responsabilidade do município, mas capacitada por meio de treinamentos promovidos pelo programa Saúde em Ação.

3 unidades

Paulínia ainda receberá outras 2 obras do Programa Saúde em Ação: A UBS Central, que deverá ser entregue em março, e a UBS Monte Alegre, com previsão para julho/2019.


COMPARTILHAR